O artista, ganhador do Turner Prize e cineasta ganhador de um Oscar, apresenta a exposição “Sunshine State”
Apresentando obras de toda a carreira de Steve McQueen, em todo o espaço Navate e no exterior do Pirelli HangarBicocca, “Sunshine State” também incluirá a estreia mundial da nova instalação de vídeo Sunshine State – uma obra que está na mente do artista há mais de vinte anos.
Elogiado como um dos mais importantes artistas e cineastas contemporâneos, Steve McQueen teve uma grande influência na forma como o cinema é explorado. Lançando um olhar radical sobre a condição humana, seus dramas e fragilidades, a obra comovente e instigante de McQueen coloca reflexões importantes sobre questões urgentes, como a construção da identidade, o pertencimento e o direito à liberdade.
- Os Gêmeos exibem mural de 1000m² em Milão
- Tate Modern apresenta a primeira retrospectiva de Steve McQueen no Reino Unido dos últimos 20 anos
- Na Tate Modern, robôs flutuantes de Anicka Yi questionam o que é natural
“Sunshine State” é uma experiência imersiva na linguagem visual única de Steve McQueen. Seu trabalho sempre teve como objetivo compreender e penetrar na realidade e no sentido mais profundo da existência. Os seis filmes e a escultura da exposição estão entre os mais importantes da carreira de McQueen, representando modelos narrativos livres e pontos de vista inesperados sobre aspectos amplos e interseccionais de contextos históricos e sociais contemporâneos.
A exibição
“Sunshine State” tem curadoria de Vicente Todolí, organizada em colaboração com a Tate Modern – onde o artista apresentou uma primeira versão, intitulada “Steve McQueen”, em 2020. Para o Pirelli HangarBicocca, McQueen concebeu um projeto site-specific e uma nova seleção de obras que se desenrola nos espaços Navate e Cubo, e no exterior do edifício. Através de um layout não cronológico, a exposição pretende dar uma panorâmica da trajetória de Steve McQueen nas artes visuais, destacando a evolução de sua prática nas últimas duas décadas. Juntos, os seis filmes/vídeos aqui apresentados formam uma narrativa visual, revelando a visão radical do artista sobre a realidade e oferecendo uma oportunidade para imaginar novas leituras do trabalho de McQueen.
O título da exposição evoca o novo trabalho do artista, Sunshine State (2022), encomendado e produzido pelo International Film Festival Rotterdam (IFFR) 2022, que terá sua estreia mundial no Pirelli HangarBicocca. O vídeo é uma reflexão sobre os primórdios do cinema de Hollywood e a influência que teve na percepção das questões de identidade.
A exposição acontece entre os dias 31 de março e 31 de julho de 2022.