O artista, que completou 90 anos no dia 9 de fevereiro, é tema de mostras em três cidades de seu país natal
Mundialmente reconhecido, o artista Gerhard Richter comemorou seus 90 anos de vida – e a Alemanha, seu país natal, também celebra seu legado com um conjunto de exposições que oferecem novos ângulos em sua carreira de décadas. As exposições acontece em três regiões onde o artista tem fortes conexões.
Em sua cidade natal, Dresden, o artista organizou uma mostra de trabalhos pessoais. No estado onde mora, Renânia, no Norte-Vestfália, uma mostra de desenhos com qualidade de museu, sua mídia preferida do momento, está em exibição na galeria Sies and Höke. Enquanto isso, a Neue Nationalgalerie em Berlim, também homenageia o artista através de um olhar sem precedentes sobre seus livros de artista.
Aqui estão os detalhes cada exposição:
“Gerhard Richter: Drawings, 1963–2020”
Sies and Höke, Düsseldorf
Até 26 de fevereiro
Sessenta desenhos (quarenta deles, à venda) oferecem uma visão incrível do processo criativo do artista em Sies e Höke em Düsseldorf, a cidade onde o artista lecionou por muitos anos. Os desenhos dão uma visão rara sobre o método de trabalho de Richter.
“Gerhard Richter: Portraits, Glass, Abstractions”
Albertinum, Dresden
Até 1º de maio
Em Dresden, cidade natal de Richter e onde ele viveu e trabalhou antes de desertar para a Alemanha Ocidental em 1961, o Museu Albertinum abriu uma mostra íntima de obras com curadoria do artista e a ajuda de Dietmar Elger, diretor do Arquivo Gerhard Richter.
A mostra, que se estende por três salas, concentra-se em retratos de família e paisagens registradas das férias que o artista tirou ao longo dos anos. Oferece uma perspectiva tocante, embora sutil, da obra do artista, já que o foco de seu trabalho se concentra nas atrocidades da guerra. Em vez disso, este show revela seu mundo interior; poeticamente, Abstraktes Bild, sua última pintura a óleo, está incluída.
“Gerhard Richter: Artist’s Books”
Neue Nationalgalerie, Berlin
Até 29 de maio
A Neue Nationalgalerie em Berlim (onde 100 obras do artista estarão em exibição em 2023 antes de serem emprestadas permanentemente ao Museu do Século XX, que será inaugurado em 2026, como parte de um acordo que o artista assinou com os museus estaduais de Berlim no ano passado) está hospedando uma exposição especial de publicações feitas pelo artista.
Uma grande variedade de livros que abrangem várias décadas de sua produção estará na mostra, além de gravuras do vizinho Kupferstichkabinett. Os livros são vagamente agrupados em torno de temas de auto-imagem, fotografia e acaso.
“Gerhard Richter: Birkenau-Paintings, Drawings, Overpainted Photographs“
K21 Düsseldorf
Até 24 de abril
Talvez o trabalho mais importante de Gerhard Richter, Birkenau Cycle (2014) considera como retratar o Holocausto e as atrocidades nazistas da Segunda Guerra Mundial. As quatro pinturas oferecem uma solução pungente: Richter transferiu quatro fotografias tiradas em segredo por prisioneiros detidos no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, na Polônia, e depois as pintou até ficarem quase completamente abstraídas.
A série está agora em exibição no K21 em Düsseldorf ao lado de outros trabalhos que incorporam o método de sobrepintura desenvolvido por Richter. Durante o planejamento da exposição, que inclui outras de suas telas, Richter e sua esposa, a pintora Sabine Moritz, abordaram o museu com a ideia de mostrar também um conjunto de desenhos em pequeno formato, alguns dos quais são muito recentes. Essas obras também estão incluídas.