Em resposta à demanda do mercado local, cujo apetite pela arte vem crescendo de forma drástica, a Lehmann Maupin decidiu abrir um espaço maior
Lehmann Maupin aumentará drasticamente sua presença em Seul, com um novo espaço previsto para ser inaugurado na capital sul-coreana em 2022. Esta decisão de ampliação segue as decisões de outras galerias americanas e europeias, que também estão mirando no potencial da cidade.
A galeria já marca presença em Seul desde 2017, há mais tempo do que suas colegas recém chegadas. No ano passado, galerias como Pace, Gladstone e Thaddaeus Ropac revelaram planos para expandir ou abrir lojas por lá.
Agora, à medida que o mercado de arte local vem se expandindo rapidamente, a Lehmann Maupin decidiu abrir um espaço maior, projetado pela premiada empresa Society of Architecture. A galeria será transferida do distrito de Sogyeokdong para a área de Hannam-dong, um bairro sofisticado que abriga o Leeum e o Samsung Museum of Art.
A galeria vem trabalhando com artistas coreanos proeminentes como Do Ho Suh, Lee Bul e Suh Se Ok. No entanto, um artista dos EUA deve inaugurar o novo espaço. Lari Pittman, pintor colombiano-americano radicado na Califórnia, vai estrear uma série de 15 novas pinturas quando o espaço de Seul for inaugurado.
- Hauser & Wirth e Pace Gallery inauguram novas sedes em Mônaco e Seul
- Top 300 dos artistas mais pesquisados em agosto
- Christie’s planeja nova sede em Hong Kong para multiplicar sua atuação local
A galeria continuará a ser dirigida por Emma Son, que dirigiu a antiga locação de Seul por quatro anos. Ela trabalhou como curadora em Seul por 20 anos antes de sua nomeação na Maupin.
“A cidade está passando por um período de rápida transformação com uma infusão de investimento cultural e interesse internacional”, disse Son em um comunicado.
A Frieze anunciou recentemente planos para lançar sua primeira feira asiática em Seul. Enquanto isso, há rumores de que a Korea International Art Fair planeja dobrar de tamanho no próximo ano. Son parecia estar aludindo a esses dois desenvolvimentos quando disse que “2022 certamente será o ano da Coreia no cenário internacional, e estamos prontos e animados para este próximo capítulo”.