O prêmio é concedido a artistas mulheres acima de 40 anos, que fizeram contribuições significativas em suas áreas de atuação
Sediada em Nova York, a organização Anonymous Was a Woman (AWAW) tem procurado apoiar, ao longo das últimas duas décadas, artistas com mais de quarenta anos, que se identificam com mulheres e que fizeram contribuições significativas em seus respectivos campos.
Este ano, como resultado do aporte financeiro de dois doadores anônimos, a AWAW vai oferecer mais uma bolsas a 14 vencedoras, ao invés das 10 anteriores – cada uma receberá uma bolsa de US$ 25 mil. A Artnews relata que uma das doações foi feita por meio do recém-criado Meraki Artist Award, fundado por um filantropo anônimo de Boston.
- Top 300 dos artistas mais pesquisados em agosto
- Com foco em coletivos de artistas, Tate apresenta a lista de finalistas do Turner Prize
- Sebastião Salgado é um dos vencedores do Praemium Imperiale 2021
“Tenho o prazer de parabenizar as destinatárias do prêmio deste ano – um grupo de artistas extraordinárias que representam uma infinidade de pontos de vista, experiências e práticas formais”, disse a fundadora Susan Unterberg. “Quando comecei o Anonymous Was A Woman, fiz isso para atender a uma necessidade que sentia pessoalmente como uma artista mulher no meio de sua carreira. Nunca imaginei que pudesse inspirar outras pessoas a se juntar a nós no avanço de nossa missão”.
As artistas foram escolhidas entre candidatas recomendadas anonimamente por um grupo de curadores, escritores e artistas historiadores da arte. Entre as premiadas deste ano estão a artista interdisciplinar e ativista Coco Fusco, a escultora Anna Sew Hoy, a pintora Lakota Dyani White Hawk e a artista de luz Marian Zazeela, cofundadora com LaMonte Young da Dream House de Nova York.
Anonymous Was a Woman foi fundado em 1996 por Unterberg, que inicialmente serviu como única financiadora; ganhou grande atenção em 2018, quando ela se revelou como sua fundadora. As bolsas da organização são únicas, pois são concedidas a artistas em meio de carreira, muitas das quais não são reconhecidas. Embora a quantia concedida seja modesta, um subsídio AWAW pode fornecer um impulso na carreira em um momento crítico. Muitas destinatárias do prêmio passaram a obter maior reconhecimento.
Confira a lista completa das vencedoras de 2021:
- Nanette Carter
- Oletha DeVane
- Adama Delphine Fawundu
- Anita Fields
- Coco Fusco
- Renée Green
- Judithe Hernández
- Suzanne Jackson
- Autumn Knight
- Adia Millett
- Anna Sew Hoy
- Julie Tolentino
- Dyani White Hawk
- Marian Zazeela