O vencedor será objeto de uma exposição no Museu Ludwig e terá sua obra Flogging the Dead Donkey incorporada ao acervo da instituição alemã
O artista londrino Frank Bowling, nascido na Guiana, foi anunciado como o vencedor do prêmio Wolfgang Hahn de 2022. Ele receberá o prêmio em uma cerimônia que ocorrerá em 15 de novembro do próximo ano, na noite anterior à inauguração da Art Cologne 2022.
O Museu Ludwig vai adquirir sua obra de acrílico sobre tela de 2020, Flogging the Dead Donkey, pintura monocromática em tons intensos de vermelho e marrom sujo, salpicados de manchas vibrantes de cor e manchada por estampas de tênis. A pintura será a primeira obra da Bowling a ser adquirida por um acervo público alemão.
“As pinturas e escritos críticos de Frank Bowling redefiniram as possibilidades da pintura nas últimas seis décadas”, disse a jurada do prêmio Zoé Whitley, diretora da Chisenhale Gallery de Londres, que se juntou aos membros do conselho da Gesellschaft für Moderne Kunst na seleção de um vencedor. Whitley observou que “a obra de Bowling preserva histórias em pigmento, cera e gel. Com incomparáveis sensibilidades cromáticas e materiais, Frank Bowling estabelece regras para si mesmo no estúdio que ele inventa, adere e, em seguida, interrompe com uma série subsequente de regras e parâmetros totalmente novos para o plano da imagem. É um processo de pensamento complexo executado na tela, respondendo à longa tradição da pintura de uma maneira consistentemente dinâmica”.
- SFMOMA vendeu um Rothko por US $ 50 milhões e agora revela a ampliação de sua coleção
- Simone Leigh é a primeira mulher afro-americana a representar os EUA na Bienal de Veneza
- Mariane Ibrahim inaugura galeria em Paris com arte da diáspora africana
Bowling, de 87 anos, cujo trabalho está presente em mais de cinquenta coleções ao redor do mundo, foi também um editor colaborador da Arts Magazine de Nova York entre 1969 e 1972, período em que contribuiu significativamente para o diálogo sobre artistas negros na América. Exposições recentes incluem a exposição individual “Mappa Mundi” na Haus der Kunst, Munique, em 2017–19 e uma grande retrospectiva de seu trabalho em 2019 na Tate Britain em Londres. Bowling foi premiado com a Ordem do Império Britânico em 2008 por seus serviços às artes; no ano passado, ele foi nomeado cavaleiro na cerimônia de aniversário da rainha.
O Prêmio Hahn é concedido anualmente desde 1994 pela Gesellschaft für Moderne Kunst am Museum Ludwig, a artistas contemporâneos cujo trabalho é inovador, mas que podem ser relativamente desconhecidos na Alemanha. O prêmio chega a cerca de US$ 116.000, que são usados na compra de uma obra ou série do vencedor para o Museu Ludwig. Uma exposição do trabalho do vencedor é apresentada, acompanhada por um catálogo.
“Desde 2017, quando vi a exposição Mappa Mundi de Frank Bowling na Haus der Kunst, esperava adquirir uma de suas obras para a coleção do Museu Ludwig”, disse o diretor do Museu Ludwig, Yilmaz Dziewior. “Afinal, uma obra como Flogging the Dead Donkey, em que o espírito da pintura americana do campo de cores e da abstração britânica se combinam para formar uma posição incomparável e muito independente, representou uma lacuna em nossa coleção importante e multifacetada de tendências abstratas. Estou muito feliz que agora possamos ajudar a trazer ao trabalho de Frank Bowling a atenção que ele merece na Alemanha”.