Love is in the Bin foi vendida pela Sotheby’s, em Londres, gerando um novo recorde para o artista
Depois de 10 minutos de disputa, a obra Love is in the bin, de Banksy, foi arrematada por £ 18,6 milhões (US$ 25,3 milhões) em uma venda da Sotheby’s em Londres, superando em muito a estimativa da pré-venda, que era de £ 4 milhões a £ 6 milhões. O valor alcançado gerou um novo recorde para o artista em leilão.
A venda marca quase três anos desde que Girl with Ballon (2006) foi destruída em um leilão noturno na Sotheby’s London. Segundos depois de ser vendida por £ 1 milhão (US $ 1,4 milhão), a obra foi inesperadamente baixada por meio de uma trituradora oculta embutida na metade inferior da estrutura e cortada em tiras. A casa de leilões mais tarde a apelidou de uma noite da “história mundial da arte instantânea”. Antes de sua destruição, a obra tinha uma estimativa de pré-venda de £ 200.000.
- Vídeo: Banksy e sua Great British Spraycation
- Tela de Banksy bate recorde em leilão e venda é destinada a hospitais do Reino Unido
- Artsy Insider: como a próxima geração de colecionadores está comprando arte
O colecionador europeu que fez a oferta vencedora após a destruição manteve a peça parcialmente destruída, que posteriormente recebeu o novo nome Love is in the Bin pelo comitê de autenticação de Banksy. Desde a venda, ele está em exibição no Museu Frieder Burda da Alemanha e na Staatsgalerie Stuttgart.
Alex Branczik, presidente da Sotheby’s de arte moderna e contemporânea na Ásia, disse em um comunicado: “Foi um turbilhão seguir a jornada desta peça agora lendária e tê-la de volta entre nós, oferecendo-a esta noite no próprio quarto foi criado pelo artista. Banksy não é estranho às manchetes e este último capítulo de sua história capturou a imaginação em todo o mundo – só podemos começar a adivinhar o que pode vir a seguir. ”