O vencedor do Turner Prize 2021 será anunciado em 1 de dezembro de 2021 em uma cerimônia na Catedral de Coventry
Pela primeira vez, um júri do Turner Prize selecionou uma lista composta inteiramente por coletivos de artistas e projetos de artistas. Os finalistas são o Array Collective, Black Obsidian Sound System, Cooking Sections, Gentle/Radical e Project Art Works. O vencedor receberá £ 25.000 e os demais selecionados, £ 10.000 cada.
Todos os indicados trabalham em estreita colaboração com comunidades em todo o Reino Unido para inspirar a mudança social por meio da arte. As práticas colaborativas selecionadas para a lista de finalistas deste ano também refletem a solidariedade e a comunidade demonstradas em resposta à pandemia.
- Tate Britain concede bolsas a 10 artistas, em substituição ao Turner Prize 2020
- Curadora Meg Onli vence o inaugural Figure Skating Prize
- Sebastião Salgado é um dos vencedores do Praemium Imperiale 2021
Os membros do júri do Prêmio Turner 2021 são Aaron Cezar, Diretor da Fundação Delfina; Kim McAleese, Diretora de Programa, Grand Union; Russell Tovey, ator; e Zoé Whitley, Diretora, Galeria Chisenhale. O júri é presidido por Alex Farquharson, Diretor da Tate Britain.
A exposição é um dos destaques da celebração de Coventry como a Cidade da Cultura do Reino Unido em 2021. Como parte dos preparativos para a Cidade da Cultura 2021, o Herbert Art Gallery and Museum passou por uma grande reforma em seus espaços expositivos, em antecipação à exibição do Prêmio Turner.
Um dos prêmios mais conhecidos do mundo para as artes visuais, o Turner Prize tem como objetivo promover o debate público em torno de novos desenvolvimentos na arte britânica contemporânea. O público está convidado a participar desse debate por meio de uma série de eventos em Coventry, bem como deixando seus comentários na exposição, todos compartilhados com o júri para ajudar a informar suas discussões nos próximos meses.
Estabelecido em 1984, o prêmio leva o nome do pintor JMW Turner (1775-1851). Originário da Tate Britain, o Turner Prize viaja regularmente para outros locais no Reino Unido. Ela já foi exibida em Liverpool em 2007, Gateshead em 2011, Derry em 2013, Glasgow em 2015, Hull em 2017 e Margate em 2019. Em 2022, será realizada na Tate Liverpool.
Fonte: ArtDaily