A Anish Kapoor Foundation adquiriu o Palazzo Manfrin para convertê-lo em galeria, estúdio e arquivo de obras de Anish Kapoor
O Palazzo Manfrin foi construído em 1500 para a família aristocrática Priuli, depois reconstruído durante a década de 1720 e foi posteriormente modificado no final da década de 1780. Agora, com a intervenção da fundação do artista, sediará exposições rotativas no andar térreo, com os segundo e terceiro pavimentos reservados para abrigar obras do acervo da fundação, arquivo e oficina de apoio à artistas e acadêmicos que atuam nas áreas de história, tecnologia e arte.
Segundo o Art Newspaper, a inauguração do Palazzo Manfrin está prevista para 2023. Mas este não é o único projeto de Kapoor a chegar à cidade, no entanto. Em 2022, a Gallerie dell’Accademia sediará uma grande exposição de esculturas de Kapoor revestidas em Vantablack, que se acredita ser o tom de preto mais escuro do mundo.
Veneza está sofrendo com vários problemas ambientais – a cidade está “afundando” e as inundações, que sempre foram um problema, parecem piorar a cada ano – além de edifícios ao longo do canal que sofrem com a infraestrutura decadente.
- Em homenagem a Leonora Carrington, a Bienal de Veneza de 2022 recebe o título de ‘The Milk of Dreams’
- Anish Kapoor é o primeiro artista britânico a ocupar a Gallerie D’Accademia com uma individual
- Simone Leigh é a primeira mulher afro-americana a representar os EUA na Bienal de Veneza
O Palazzo Priuli Manfrin é uma dessas estruturas, que felizmente tem seu futuro modificado através do projeto da Anish Kapoor Foundation. “Graças a esta importante aquisição, este palácio mostrará mais uma vez toda a sua beleza e imponência e terá uma função digna do seu passado”, disse o prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro, em nota sobre o assunto.
Não foi determinado quando a Fundação Anish Kapoor iniciará as reformas, mas seu objetivo é manter a beleza original do edifício que data de séculos atrás.