Considerado o maior prêmio dedicado a museus, este ano o Art Fund Museum of the Year refletirá a resiliência e a imaginação dos museus durante a pandemia
Art Fund, a instituição de caridade do Reino Unido para a arte, anunciou os cinco museus foram selecionados como finalistas para o Art Fund Museum of the Year 2021.
Os museus selecionados são:
- Centre for Contemporary Art Derry~Londonderry (Derry~Londonderry, Irlanda do Norte)
- Experience Barnsley (Barnsley, South Yorkshire, Inglaterra)
- Firstsite (Colchester, Essex, Inglaterra)
- Thackray Museum of Medicine (Leeds, West Yorkshire, Inglaterra)
- Timespan (Helmsdale, Sutherland, Escócia)
A instituição seleciona anualmente cinco museus de destaque para este prêmio. A edição de 2021 reflete a resiliência e a imaginação dos museus durante a pandemia. Neste momento de reabertura e recuperação dos museus, o prêmio 2021 destaca e recompensa as formas extraordinárias e inovadoras pelas quais os museus, ao longo do ano passado, serviram e se conectaram com suas comunidades, mesmo quando tiveram que fechar suas instalações físicas.
O museu vencedor será anunciado em uma cerimônia na semana que começa em 20 de setembro e receberá £ 100.000. Os outros quatro museus selecionados receberão cada um £ 15.000 em reconhecimento por suas realizações.
- Com foco em coletivos de artistas, Tate apresenta a lista de finalistas do Turner Prize
- Louvre Abu Dhabi lança prêmio de US$ 50.000 para artistas emergentes
- Art Fund destinará prêmio de £200 mil para o combate à crise pós-pandemia
Os jurados visitarão cada um dos finalistas para ajudar na tomada de decisão, enquanto cada museu aproveitará ao máximo sua indicação como finalistas durante o verão europeu, através de eventos e atividades especiais dedicados aos novos e antigos visitantes.
Entre os ganhadores dos anos anteriores estão Aberdeen Art Gallery, Gairloch Museum, Science Museum e Tate St Ives.