O Louvre Abu Dhabi, em parceria com a marca de relógios Richard Mille, lança uma exposição anual para destacar o trabalho de artistas emergentes, que também receberão US$ 50.000
A nova série de exposições, intitulada “Louvre Abu Dhabi Art Here”, será conduzida por meio de um processo de chamada aberta, para que artistas contemporâneos que trabalham em qualquer mídia enviem propostas de exibição de seus trabalhos no museu. Um júri internacional escolherá de quatro a seis artistas para participar das exposições e, a partir dessas propostas, um vencedor será escolhido para receber o Richard Mille Art Prize.
O primeiro vencedor será anunciado em novembro, após uma edição inaugural intitulada “Memory, Time and Territory”. A chamada aberta pede aos artistas “que reflitam sobre o legado do país como um território onde questões de passado, presente e futuro se combinam e se sobrepõem”. A primeira mostra da série será aberta apenas a artistas radicados nos Emirados Árabes Unidos e artistas do país que moram no exterior. Já as próximas edições estarão abertas a artistas de todas as nacionalidades.
- Laurence des Cars se torna a primeira mulher a dirigir o Louvre
- Com foco em coletivos de artistas, Tate apresenta a lista de finalistas do Turner Prize
- Curadora Meg Onli vence o inaugural Figure Skating Prize
Em nota, HE Mohamed Khalifa Al Mubarak, presidente do Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi, disse que o novo prêmio “é o mais recente lembrete de que Abu Dhabi está acelerando seu apoio e promoção de talentos criativos locais, ao mesmo tempo em que cimenta sua posição como um destino atraente e inspirador para criativos globais”.
Richard Mille se comprometeu a financiar o prêmio em dinheiro pelos primeiros 10 anos. Em um comunicado, Peter Harrison, o CEO da empresa, disse: “Como um ávido colecionador de arte, há muito tempo me inspiro nas perspectivas visionárias trazidas à luz por artistas contemporâneos. Este prêmio redefinirá os padrões de referência da criatividade contemporânea, com o objetivo de oferecer a artistas excepcionais a oportunidade de criar uma nova dimensão de seu potencial”.
O diretor do Louvre Abu Dhabi, Manuel Rabaté, disse em comunicado: “Nosso objetivo é fornecer a esses artistas uma plataforma de alta visibilidade, a partir da qual possam se reunir e mostrar seu trabalho para a nossa comunidade e para o público global. Essa iniciativa também representa um passo decisivo do Louvre Abu Dhabi na arena da arte contemporânea, à medida que expandimos ainda mais nossa missão de iluminar as conexões culturais que nos unem a todos”.