Hauser & Wirth passa a representar Cindy Sherman após o fechamento da Metro Pictures

0

Após o anúncio do fechamento Metro Pictures, depois de 40 anos de trajetória, a artista Cindy Sherman assina com Hauser & Wirth

Dois dias depois da sua representante Metro Pictures anunciar seus planos de encerramento de atividades no final de 2021, a fotógrafa Cindy Sherman, artista de destaque no rol da estimada galeria de Nova York, assinou com a Hauser & Wirth, que tem 10 postos avançados e uma livraria em três continentes. A Sprüth Magers, que tem espaços em Berlim, Londres e Los Angeles, também representava a artista ao lado da Metro Pictures.

Sherman, que é representada pela Metro Pictures há 40 anos, é conhecida por suas fotos revolucionárias, apresentadas em várias formas. Sua série “Untitled Film Stills” (1977–80), por exemplo, foi composta de imagens em preto e branco que lembram tomadas de filmes inexistentes de Hollywood, com Sherman atuando para sua câmera.

Cindy Sherman, Untitled Film Still #21, 1978

Cindy Sherman, Untitled Film Still #21, 1978

Ela também foi considerada uma artista-chave mulher, pelas formas como suas fotos pareceram se apropriar do olhar masculino. Seu trabalho também se aprofundou em áreas mais perturbadoras, com uma série dedicada a palhaços e outra apresentando bonecos cujas partes desconexas estão dispostas em formas que lembram posições sexuais.

Nos anos mais recentes, Sherman explorou novos terrenos em suas fotografias, refletindo sobre assuntos como envelhecimento e metáforas da história da arte, mesmo contando com o Photoshop em alguns casos. Sua exposição mais recente na Metro Pictures, que estreou em setembro passado, incluiu novas fotografias que continham autorretratos dentro de autorretratos.



O trabalho de Sherman foi amplamente exibido. Em 2012, foi tema de uma retrospectiva no Museu de Arte Moderna de Nova York. E em 2020, sua arte foi objeto de uma grande mostra na Fondation Louis Vuitton em Paris.

O alcance da Hauser & Wirth

Fundada no início da década de 1990 na Suíça por Iwan e Manuela Wirth, a Hauser & Wirth é uma das várias megalerias que se expandiram agressivamente nos últimos 15 anos. A galeria atualmente opera espaços em Nova York, Londres, Los Angeles, Hong Kong, Somerset e na ilha de Menorca. Hauser & Wirth adicionou vários artistas ao seu programa na última década; sua lista agora soma 55 artistas e 36 propriedades.

Marc Payot, presidente da Hauser & Wirth, disse em um comunicado: “Cindy já está estabelecida na história da arte americana moderna e contemporânea, graças em grande parte ao trabalho extraordinário de Janelle Reiring e Helene Winer da Metro Pictures, sua galeria desde o início dos anos 1980. Estamos entusiasmados em ampliar suas realizações e apresentar o trabalho da artista a um público cada vez mais amplo e às novas gerações em todo o mundo”.

Fonte: Artnews

Share.

Leave A Reply