O anúncio ecoa a decisão tomada em 2020, no início da pandemia
A Art Basel, uma das principais feiras internacionais de arte contemporânea do calendário, anunciou que está adiando sua edição suíça para 23 a 26 de setembro devido à contínua crise da Covid-19. A decisão ecoa aquela tomada em 2020, no início da pandemia, quando a feira adiou as datas de forma semelhante, posteriormente cancelando o evento e oferecendo uma experiência digital.
“A decisão foi tomada após extensas discussões e análises, em consulta com galeristas e colecionadores, bem como outros especialistas, colocando em primeiro lugar a saúde e a segurança de todos os envolvidos e com o objetivo de alcançar a maior participação internacional possível para a mostra”, disseram os organizadores em um comunicado.
Assim como tantas feiras, bienais, instituições e galerias em todo o mundo, a Art Basel também teve um difícil ano de 2020, cancelando suas edições de Hong Kong e Miami.
“Embora a primeira fase dos programas de vacinação da Covid-19 tenha começado em muitas partes do mundo, 2021 é um ano em que o planejamento permanece complexo devido a muitas incertezas”, disse Marc Spiegler, diretor global da Art Basel, observando que ao mover as datas da feira à frente, “esperamos oferecer às nossas galerias maior possibilidade de preparar com sucesso o seu ano. Após dez meses de programas de vacinação em muitos países, prevemos uma ampla participação internacional em nossa mostra em Basel no mês de setembro, porque todas as nossas conversas dentro do mundo da arte indicam um forte desejo de ver a arte pessoalmente e se envolver face a face com a cena de cultura global. Naturalmente, continuaremos nossas atividades digitais, enquanto nos preparamos para retornar às feiras presenciais no período pós-pandemia”.
- SP-Foto reúne destaques da fotografia em exposição online
- Lançamento da Frieze Viewing Room exibirá obras da Frieze New York 2020
- Os artistas mais pesquisados no portal Artsy em 2020
A Art Basel disse que apresentará três eventos digitais durante o ano, através de salas de exibição online. Todas as galerias que já estiveram na feira entre 2016 e 2021 estão convidadas a se inscrever. O primeiro evento digital, “OVR: Pioneers”, acontecerá de 24 a 27 de março e será dedicado ao trabalho de artistas que abriram novos caminhos estéticos, conceituais ou sociopolíticos. A segunda mostra online, cujo tema e título ainda não foram definidos pelos organizadores, ocorrerá de 16 a 19 de junho, e a terceira, “OVR: 2021”, será lançada no início de novembro e contará exclusivamente com trabalhos realizados neste ano.
Fonte: Artforum