Por que um senador republicano deu ao presidente Biden uma pintura da era da Guerra Civil de um paisagista negro como presente de inauguração?
Após sua posse como o 46º presidente dos Estados Unidos, no dia 20 de janeiro, Joe Biden foi presenteado pelo senador republicano Roy Blunt, do Missouri, com uma pintura de Robert S. Duncanson, um proeminente pintor negro da Escola Hudson. A apresentação da obra, Landscape with Rainbow (1859), que foi emprestada pelo Smithsonian American Art Museum em Washington, DC, ocorreu durante uma cerimônia de entrega de presentes na Rotunda do Capitólio. O evento substituiu o almoço do Congresso que tradicionalmente segue a cerimônia de posse, mas abandonado este ano devido à contínua crise da Covid-19. Em vez disso, os membros do Congresso apresentaram presentes aos Bidens e à vice-presidente Kamala Harris e seu marido, Doug Emhoff.
A pintura, carregada de significados, foi escolhida pela nova primeira-dama Jill Biden. Landscape with Rainbow foi pintada por Duncanson dois anos antes do início da Guerra Civil e retrata uma cena pastoral escassamente povoada por vacas e pessoas, com um arco-íris acima que simboliza renovação e esperança. A obra, observou Blunt, foi pintada de uma maneira que sugeria a América como o paraíso, apesar da incerteza dos dias pela frente.
- Simone Leigh é a primeira mulher afro-americana a representar os EUA na Bienal de Veneza
- Arquivo secreto de Kara Walker será exibido no Kunstmuseum Basel
- Guggenheim escolhe Naomi Beckwith como sua primeira curadora-chefe negra
Duncanson nasceu em Cincinnati e foi considerado o “pintor afro-americano mais conhecido nos anos que cercaram a Guerra Civil”, de acordo com o Smithsonian American Art Museum, dono da obra. Apoiado por abolicionistas, ele viajou para a Europa e estudou pinturas de Antigos Mestres para aprimorar seu ofício.
No contexto das eleições de 2020 e turbulências trazidas ao país pelo coronavírus, divisão política e a insurreição no Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro, a pintura parece simbolizar um novo começo para o país sob a administração de Biden, sem dúvida uma consideração quando Jill Biden o selecionou.