Entender o comportamento das pesquisas é uma das ferramentas possíveis para acompanhar o mercado de arte
Assim como em outros cenários, 2020 foi um ano sem precedentes para o mercado de arte. A pandemia afetou os principais eventos presenciais, forçando feiras, leilões e muitas exposições a migrarem para o online. Como resultado, o mercado de arte se contraiu.
Mas, por volta do final do primeiro trimestre, vimos uma explosão das atividades online, à medida que artistas, galerias, casas de leilão e colecionadores recorreram a plataformas digitais para mostrar, descobrir, comprar e vender arte. A edição mais recente do relatório de comércio de arte online da Hiscox revelou que 67% dos entrevistados haviam comprado arte online entre março e setembro, contra 44% em 2019.
Os dados da plataforma Artsy refletem a ampla mudança online do mercado de arte este ano. O volume de compras online na plataforma aumentou a cada trimestre deste ano em comparação com os mesmos períodos de 2019.
No segundo trimestre, conforme a gravidade da pandemia se tornou evidente, o valor das compras online feitas pelo Artsy aumentou 136,3% e o número de compradores únicos usando essa funcionalidade aumentou 247,7%.
Os artistas mais pesquisados no Artsy
O grupo de artistas mais buscados no portal é formado por artistas Pop e de arte urbana, liderados por KAWS, Banksy, Andy Warhol, Damien Hirst, Takashi Murakami e Keith Haring.
KAWS, conhecido por suas figuras de vinil colecionáveis e pinturas de personagens de desenhos animados icônicos, liderou o grupo. Mais usuários do Artsy perguntaram sobre seu trabalho do que qualquer outro artista na plataforma em 2020; são 22,4% a mais de buscas sobre seu trabalho do que o artista mais próximo, Banksy.
Enquanto o número de usuários buscando pelas obras de KAWS e Warhol mudou muito pouco de 2019 a 2020, a pesquisa sobre Banksy aumentou 29,3%. Os seis artistas mais consultados em 2020 no Artsy são exatamente os mesmos de 2019, com Hirst, Murakami e Haring se mantendo estáveis em quarto, quinto e sexto lugares, respectivamente.
Dos 20 artistas mais pesquisados na plataforma em 2020, 19 são homens. A única mulher da lista, Yayoi Kusama, viu o número de usuários perguntando sobre seu trabalho aumentar 20,1%. Apesar disso, ela caiu uma posição, de 13º para 14º lugar. Essa mudança foi devido a um aumento na demanda por obras de Daniel Arsham, artista conhecido por suas esculturas futurísticas de objetos familiares representados como fósseis incrustados de cristal.
Quando olhamos as estatísticas em relação ao maior crescimento de buscas, os sete primeiros lugares são ocupados por artistas negros.
Em relação às mídias, o meio que teve o melhor desempenho em termos de compras feitas na plataforma foi a gravura. As impressões representaram 40,9% de todas as compras no site em 2020, quase exatamente a mesma participação de 2019. As compras de impressões através da plataforma aumentaram 24,5% de 2019 a 2020.
As pinturas representaram a segunda maior parcela das compras no Artsy em 2020. As compras de pinturas na plataforma aumentaram 26,2% neste ano e representaram 20,6% de todas as compras em 2020.