A edição de 2024 da bienal itinerante da Europa chega à região da Catalunha, no nordeste da Espanha. A edição de 2022 da Manifesta ocorrerá em Pristina, Kosovo.
A iteração de 2024 da Manifesta será realizada em Barcelona e em dez outras cidades da região da Catalunha, na Espanha, de acordo com os organizadores. As outras dez cidades participantes são Badalona, Cornellà, El Prat de Llobregat, Granollers, L’Hospitalet, Mataró, Sabadell, Santa Coloma de Gramene, Sant Cugat e Terrassa. A Catalunha, uma das dezessete regiões autônomas da Espanha e ocupa a parte norte do país e que busca a independência da Espanha desde meados do século 19.
- Performance de destaque da Bienal de Veneza de 2019 será apresentada em piscina de Berlim
- Pavilhão da Bienal recebe “Vento”, primeira exposição presencial desde março de 2020
- Frieze Los Angeles adapta seu formato à era do distanciamento social e deixa os estúdios da Paramont
Em comunicado, os responsáveis da Bienal afirmaram: “A candidatura de Barcelona alinha-se com a missão da Manifesta, que visa ser construída com o objetivo comum de envolver os cidadãos, diferentes entidades e grupos, na tarefa de repensar o nosso mundo através da criatividade artística e comprometimento social”. Os organizadores observaram ainda que a decisão de espalhar a bienal pelas onze cidades catalãs reflete o foco de Manifesta “em como a arte e a cultura podem lutar contra a polarização e a divisão”.
A Catalunha, uma região semiautônoma com cerca de 7,5 milhões de habitantes, tem cenário de agitação política durante anos. Em outubro de 2017, um referendo de independência foi declarado ilegal pelo tribunal constitucional espanhol. As forças policiais nacionais agiram na tentativa de fechar as seções eleitorais e o parlamento catalão foi posteriormente dissolvido. As instituições culturais da Catalunha não ficaram isentas. Em dezembro de 2017, os manifestantes se reuniram em frente ao Museu de Lleida para protestar contra a restituição de 44 artefatos religiosos alojados na instituição à região vizinha de Aragão.
Os organizadores da Manifesta disseram que estão atualmente conversando com uma cidade alemã ainda não especificada, que sediará sua bienal de 2026. Em 2022, a bienal está programada para acontecer em Prishtina, Kosovo.
A edição deste ano, Manifesta 13, conduzida pela Institution of Contemporary Arts de Londres, foi inaugurada em agosto em Marselha, França, após um atraso de dois meses causado pela crise da Covid-19. Em outubro, encerrou as atividades presenciais por conta de uma segunda onda da pandemia, passando a acontecer em formato online e digital.