A Dream Of A Real Memory, vídeo com 62 minutos, irá ocupar a maior tela de publicidade da Piccadilly em episódios de dois minutos, todas as noites de dezembro
Como parte de uma iniciativa contínua para exibir arte digital nos espaços públicos de Londres, a CIRCA convidou o artista britânico Eddie Peake para assumir a icônica tela Piccadilly Lights e interromper por alguns minutos o bombardeio contínuo de publicidade, ao longo de todas as noites de dezembro.
A Dream of A Memory é um drama fictício que apresenta três personagens e explora a dinâmica de poder das relações sociais e os conflitos internos do eu. A ação se desenrola dentro de um ciclorama de tela verde, quebrando deliberadamente a quarta parede para chamar a atenção para a realização da obra e questionar a “verdade” das narrativas.
O contexto onde a obra está inserida, no centro de Londres, também serve como uma crítica às técnicas manipuladoras de publicidade, que exploram deliberadamente as fraquezas humanas para fabricar o desejo por um produto ou experiência. A tela verde é um recurso cinematográfico que permite efeitos visuais de pós-produção, mas que Peake utiliza como um “objeto físico e canal para a mistura de múltiplas realidades”. Neste trabalho, ela aparece como um espaço infinito e ofuscante, que enquadra os movimentos abstratos dos atores e aponta nosso olhar para uma linguagem carregada de gestos em loop. Embora o vídeo seja projetado para funcionar como uma experiência visual, os visitantes também podem optar por conectar seus fones de ouvido a www.circa.art para ter acesso ao áudio.
Para aumentar ainda mais a sensação de surrealismo, a obra foi projetada para ser reproduzida ao contrário – começando no final e terminando no início – em 31 episódios de dois minutos, que serão reproduzidos às 20h20 de cada noite (horário local). A ideia é evocar a experiência distorcida da memória ou sonho em que a realidade se torna distorcida e não confiável, mas talvez mais efetivamente, questione a ideia convencional e a integridade de um arco narrativo tradicional e nossas expectativas de coesão linear.
Ver essa foto no Instagram
CIRCA
Criado pelo artista Josef O’Connor, o CIRCA convida um artista diferente a cada mês para apresentar novas ideias que reflitam sobre o nosso mundo circa 2020. Cada artista é convidado a criar um trabalho novo para ocupar a maior tela da Europa – que oferece uma maneira inovadora e emocionante para as pessoas se envolverem com a arte, outdoor e online, de forma segura e socialmente distanciada.
Tendo gerado mais de 4 milhões de acessos desde seu lançamento em outubro de 2020, o site do projeto também exibe a videoarte todas as noites, às 20h20 (no horário local) e hospeda conteúdo de suporte, ao lado de arquivos anteriores de trabalhos encomendados pela CIRCA, de Cauleen Smith e Ai Weiwei.