A feira vai deixar a Randall’s Island e se mudar para The Shed, novo centro de artes da Hudson Yards, no extremo oeste de Manhattan
A próxima edição da Frieze Nova York será um evento significativamente menor. Desde 2012 sendo realizada em Nova York, depois de várias edições em Londres, a feira ocupava uma tenda na Randall’s Island, no nordeste de Manhattan, e o acesso a ela geralmente envolvia uma balsa ou ônibus especial. Ocupando o The Shed, a Frieze estará mais perto do popular High Line Park, tornando-a muito mais acessível do que na localização anterior.
Em 2021, a feira deve acontecer entre os dias 5 a 9 de maio e não terá apenas uma casa nova, mas também terá uma fração de seu tamanho tradicional. Hospedada no The Shed, receberá cerca de 60 galerias de todo o mundo, em comparação aos quase 200 expositores que exibia na ilha. A feira também contará com a popular seção “Frame” dedicada às galerias mais jovens, ao lado de “um programa âncora de colaborações, projetos especiais e palestras”.
Um representante da Frieze disse que o novo local oferece melhores condições para o distanciamento social: “A natureza adaptável do espaço no The Shed nos dá a flexibilidade para atender às novas necessidades e condições, frente a pandemia”.
Além disso, paralelamente ao evento físico, acontecerá a Frieze Viewing Room, que “se beneficiará da funcionalidade digital aprimorada e atingirá um público online global”.
The Shed, inaugurado no início de 2019, é anunciado como “um centro multi-artes projetado para encomendar, produzir e apresentar todos os tipos de artes cênicas, artes visuais e cultura popular”. É um “prédio básico” de oito andares, com dois andares de galeria, teatro, espaço de ensaio, laboratório de criação para artistas e espaço para eventos com iluminação natural. Há também uma estrutura externa de aço móvel que pode se estender sobre uma grande praça, tornando-a um espaço flexível para eventos interno / externo, uma função que pode ser útil, se o tempo permitir, que a feira também aconteça ao ar livre.
O CEO e diretor artístico do The Shed, Alex Poots, disse que o centro de arte está empenhado em desenvolver novas parcerias e abordagens “para apoiar as artes e nossa cidade neste momento crítico. Estamos ansiosos para dar as boas-vindas à Frieze New York com seus artistas, galerias e visitantes do The Shed na próxima primavera”.