Polêmica escultura de banana, de Maurizio Cattelan, é doada ao Guggenheim

0

A obra mais comentada da Art Basel Miami Beach de 2019 foi doada anonimamente à instituição de Nova York

As edições da escultura “Comedian” de Maurizio Cattelan (2019), que consiste em uma banana colada com fita adesiva na parede, foram vendidas por até US$ 150 mil durante a Art Basel Miami Beach do ano passado, gerando críticas sobre o excesso do mundo da arte e também fascínio por aquilo que a torna possível.

Nos dias e semanas que se seguiram (e pelo que pareceu muito tempo), pessoas dentro e fora da indústria recriaram a polêmica arte em casa e a compartilharam nas redes sociais. Para alguns, sua reprodutibilidade fácil era um testemunho claro de sua falta de valor artístico; para outros, Cattelan havia explorado brilhantemente o humor irônico e a alegria da arte conceitual.

Agora, uma edição da escultura – ou melhor, os direitos de reproduzi-la – pertencerá ao Museu Guggenheim na cidade de Nova York, após uma doação de um colecionador anônimo dono da obra. A Galeria Perrotin vendeu três edições de “Comedian” na feira de Miami.

A aquisição em si não inclui fita adesiva nem banana; em vez disso, é simplesmente um certificado de autenticidade com 14 páginas de instruções de instalação, de acordo com o New York Times. A banana deve ser fixada 175 cm acima do solo e trocada a cada sete a dez dias, segundo o manual.

“O trabalho de Maurizio Cattelan foi importante para a história recente do Guggenheim”, disse o diretor do museu, Richard Armstrong, ao Hyperallergic. “A exposição All, apresentada na rotunda em 2011, foi ousada e intensamente memorável. Somos gratos pelo presente de ‘Comedian’, mais uma demonstração da hábil conexão do artista com a história da arte moderna”.

“Além disso, oferece pouco estresse ao nosso armazenamento”, acrescentou o diretor.

O Guggenheim não tem planos atuais de expor a escultura.

Share.

Leave A Reply