De acordo com o comunicado, a galeria vai se dedicar a artistas emergentes e inéditos
Phoebe Saatchi Yates, filha de Charles Saatchi, magnata da publicidade que se tornou colecionador, vai seguir os passos do pai com o lançamento de uma nova galeria em Londres. Saatchi Yates e o marido, Arthur Yates, vão abrir Saatchi Yates, um espaço comercial de 10 mil m² em 15 de outubro. A galeria está localizada num prédio de dois andares no bairro de Mayfair, perto da Goodman Gallery e das casas de leilões Sotheby’s e Christie’s. O foco da galeria, de acordo com um comunicado, será “artistas não vistos” e emergentes.
- High Line quer que o público avalie suas próximas obras de arte
- Phillips lança Articker, ferramenta de inteligência de mercado que acompanha a cobertura de artistas pela midia
- Museus, curadores e artistas buscam soluções inovadoras para mostrar arte durante a pandemia
De acordo com o Art Newspaper, a galeria vai representar um seleto número de artistas, com a exposição inaugural dedicada ao artista suíço Pascal Sender. Sender vai exibir 19 pinturas criadas para esta mostra, além de obras de arte em realidade aumentada que podem ser visualizadas por meio de um aplicativo.
“Queríamos manter a narrativa Saatchi de mostrar e comprar artistas jovens, mas a diferença é que queremos ficar com eles por um longo tempo e cultivar as suas carreiras”, disse Saatchi Yates ao The Art Newspaper. Instalações de grande escala vão ser acolhidas num espaço de 6 mil m² no andar térreo, enquanto obras blue-chip de coleções particulares vão estar expostas numa sala de vendas no piso de baixo.
Embora Charles Saatchi tenha servido como consultor para o casal durante a fase inicial de projeto da galeria, não estará envolvido nas operações diárias, e as obras da coleção Saatchi, que estão em exibição na galeria homônima, em Londres, não estarão à venda em Saatchi Yates. A Saatchi Gallery está aberta desde 1985 e desde então tornou-se um elemento essencial na cena artística de Londres.