Considerada a primeira mostra do gênero, a exposição levará o trabalho de artistas contemporâneos egípcios e internacionais para as Pirâmides de Gizé
As Pirâmides de Gizé servirão de pano de fundo para uma exposição que reflete sobre a influência duradoura do Egito antigo sobre os artistas. Anunciado como o primeiro evento desse tipo no Patrimônio Mundial da Unesco, de 4.500 anos, “Forever is Now” (23 de outubro de 2021 a meados de novembro de 2021) mostrará obras de artistas egípcios e internacionais ao longo de uma trilha ao redor de Gizé.
“Esta exposição é um símbolo de esperança para a humanidade e um humilde tributo a uma civilização que resiste ao teste do tempo”, disse Nadine Abdel Ghaffar, fundadora da Art D’Egypte, uma empresa que visa promover a arte egípcia com exposições anuais em sítios históricos.
Abdel Ghaffar está selecionando os artistas junto com Simon Watson, curador e consultor independente, enquanto o renomado arqueólogo egípcio Zahi Hawass orientará sobre o roteiro da exposição. A iniciativa é apoiada pela comissão nacional do Egito para a Unesco e pelo ministério egípcio do turismo e antiguidades. Um programa comunitário incluirá palestras públicas gratuitas conduzidas pela Unesco e oportunidades para jovens locais serem voluntários como guias de exposições.
Enquanto isso, a tão demorada inauguração do Grande Museu Egípcio foi adiada para meados de 2021. Em um documentário da CNN no mês passado, o major-general Atef Moftah – chefe do projeto de US $ 1 bilhão – prometeu que o prédio seria concluído até o final deste ano.