Baseada em dados, a plataforma permite que colecionadores vejam quais artistas estão em alta – e por quê
Phillips anunciou a estreia de Articker, iniciativa inovadora de tecnologia que agrega dados de código aberto sobre artistas e obras de arte, fornecendo percepções exclusivas sobre as tendências do mercado emergente. Desenvolvida em parceria entre a equipe digital da Phillips e o Articker, a plataforma fornecerá aos clientes da Phillips um panorama sem precedentes sobre as tendências do mundo da arte e expandirá o robusto crescimento digital da Phillips, através da inteligência avançada de código aberto sobre artistas e obras de arte do século 20 e séculos 21.
Fundado em 2014, a Articker acompanha o mundo editorial de arte global, com um banco de dados que compreende mais de 16.000 publicações online e acumula informações de 50.000 outras fontes editoriais, incluindo galerias, museus e feiras de arte, agregadas em tempo real. Em parceria com a Phillips, a plataforma Articker será capaz de oferecer uma visão precisa das histórias de tendência tanto global quanto localmente, oferecendo uma visão única em tempo real de artistas que vão desde mestres renomados como Pablo Picasso até aqueles que estão atualmente se formando em programas de MFA.
Os dados que cercam este conjunto de mais de 150.000 artistas são agregados para fornecer uma perspectiva mais clara sobre as trajetórias deles ao longo do tempo, suas relações, cobertura geográfica e correlações de valor.
“Articker abrange um dos maiores conjuntos de dados do mundo dos artistas visuais. Olhando além das informações de preços, isso nos fornece uma visão mais holística do lugar de um artista no mercado”, afirma Edward Dolman, CEO da Phillips. “A equipe de especialistas internacionais da Phillips tem orgulho de nossa capacidade de fornecer uma visão única do mercado em geral e a Articker democratizará esse acesso a informações de origem global sobre os principais artistas do mundo. A inovação digital é uma prioridade para a Phillips e o valor da Articker como ferramenta para nossa equipe e clientes será incomensurável”.
O professor Tomasz Imielinski, cofundador da Articker, disse: “Em um mercado relativamente estático com dados de preços raros e opacos, a Articker cria um sistema de avaliação alternativo para artistas. Este sistema é baseado na medição da presença de mídia de cada artista, rastreando e analisando continuamente dezenas de milhares de fontes online. O poder da Articker é que fornecemos cobertura completa em tempo real do que está escrito online sobre qualquer artista”.
Projetado como um banco de dados de código aberto em constante crescimento, o Articker se expandirá com o tempo, fornecendo informações e conteúdo digital mais robustos sobre a Phillips, distinguindo a casa de leilões como um destino para pesquisa e análise de artistas e obras de arte dos séculos 20 e 21.
Por exemplo, o artista Amoako Boafo, cuja pintura The Lemon Bathing Suit marcou sua estreia em um leilão em 2019, foi vendida na Phillips por £ 675.000, vinte vezes acima da estimativa baixa. Os dados de Boafo na Articker indicam que sua presença na mídia aumentou 82% nos últimos 18 meses.
Da mesma forma, Phillips apresentou o trabalho Lilith, de Tschabalala Self, em um leilão em 2019, triplicando sua estimativa baixa e sendo vendida por £ 125.000. Dados da Articker mostram que a presença de Self na mídia aumentou 174% nos últimos 18 meses, enquanto a presença de Julie Curtiss na mídia aumentou mais de 775% nos últimos 24 meses, tendo como reflexo a venda de sua tela Princess por 15 vezes mais do que a sua estimativa baixa – indo de US$ 6 mil para US$ 106.250 em um leilão da Philips em 2019.
Esses casos ilustram a correlação das tendências do mercado de arte com as tendências da mídia, com a Articker oferecendo uma visão inestimável daqueles que podem ser os talentos expoentes do futuro. Os boletins do mercado já estão disponíveis no site da Phillips.