O prêmio Museum of the Year foi alterado e a lista de premiados será anunciada em outubro
O Art Fund está mudando o formato do prêmio Museum of the Year 2020 para responder aos desafios dos fechamentos causados pelo coronavírus. O dinheiro do prêmio aumentará de £ 140.000 para £ 200.000, tornando-o o maior prêmio de museu do mundo.
Outra grande mudança é que não haverá um vencedor único este ano; o prêmio será compartilhado igualmente por cinco museus. Isso segue uma tendência recente no Reino Unido de dividir prêmios em dinheiro. Com a crise do coronavírus, o Prêmio Turner 2020 foi cancelado e, em vez disso, dez bolsas de 10 mil libras foram concedidas.
- Após reforma de US$ 26 milhões, Tate St Ives vence prêmio de museus do Reino Unido
- Tate Britain concede bolsas a 10 artistas, em substituição ao Turner Prize
- National Gallery é o primeiro grande museu de arte a reabrir no Reino Unido
As inscrições para o prêmio Art Fund Museum of the Year foram encerradas em 13 de fevereiro, um mês antes do lockdown. A lista dos indicados deveria ser anunciada em abril, com a cerimônia de premiação em julho. A programação foi revisada e os cinco vencedores serão anunciados em 12 de outubro, iniciando uma semana de atividades para marcar suas realizações no ano passado e celebrar o trabalho dos museus do Reino Unido de maneira mais ampla
Embora os juízes normalmente viajem para visitar os museus que estão na disputa, um porta-voz diz que este ano não será possível. Ao invés disso, os museus serão avaliados por sua atuação até fevereiro.