“Foi um processo muito rápido”, diz Brown. “Barbara é alguém que eu aprecio há três décadas”
Gavin Brown está fechando a influente galeria homônima que administra há 26 anos para se tornar parceiro da Gladstone Gallery, uma iniciativa que promete reformular o cenário de uma indústria que enfrenta imensas incertezas devido à pandemia de coronavírus. Como parte da aliança, dez dos quarenta e oito artistas representados pela Gavin Brown’s Enterprise se juntarão ao ilustre rol de Gladstone, aproximando o negócio de titãs globais como Gagosian, Pace, Hauser & Wirth e David Zwirner.
Entre os artistas confirmados, Ed Atkins, Kerstin Brätsch, LaToya Ruby Frazier, Arthur Jafa, Joan Jonas, Alex Katz, Mark Leckey, Rachel Rose, Frances Stark e Rirkrit Tiravanija. Ainda não se sabe se outros – incluindo Urs Fischer, Cy Gavin e Laura Owens – também serão transferidos para a galeria maior, que opera três espaços em Nova York e um em Bruxelas.
Enquanto detalhes logísticos da consolidação ainda estão sendo elaborados, Brown diz que fechará sua sede de três andares no Harlem, inaugurada em 2016, mas continuará a dirigir a galeria que abriu em uma igreja romana do século VIII em 2015. Desde que fundou sua galeria em 1994, Brown se tornou uma força importante no mundo da arte de Nova York, celebrado por sua abordagem colaborativa à produção de exposições e por ajudar a estabelecer as carreiras de vários artistas, incluindo Fischer e Elizabeth Peyton.
“Eu acho que esse momento da história é importante para pensar em novas possibilidades no mundo da arte”, disse Barbara Gladstone à Artnet. “Essa nova aliança com Gavin parece natural, evolutiva e auspiciosa. Há muito que admiro Gavin por sua originalidade e presença, e essas são qualidades extremamente valiosas para mim, que devem ser incentivadas em todos nós. Estou emocionada por ter essa oportunidade de trabalhar com ele e esse notável grupo de artistas”.
Desde março, sua galeria está aberta apenas com hora marcada e ainda não se sabe quando será fechada permanentemente. “Os últimos 26 anos foram uma jornada extraordinária e ter trabalhado com as pessoas que conheci ao longo do caminho foi o privilégio de uma vida. Sinto-me muito feliz por poder começar este novo capítulo com Barbara e Max”, disse Brown.