Agora você pode recriar virtualmente a obra de Christo e Jeanne-Claude a partir do seu celular
Os visitantes do Hyde Park podem praticamente recriar uma das obras de arte pública mais amadas dos últimos anos, London Mastaba, de Christo e Jeanne-Claude, em seus celulares. O lançamento do London Mastaba AR traz essa escultura icônica de volta a Serpentine através do aplicativo gratuito Acute Art.
Christo (1935–2020) e Jeanne-Claude (1935–2009) estão entre os artistas mais famosos do mundo, conhecidos por suas ambiciosas obras de arte em larga escala que alteraram a forma física e a aparência visual de alguns locais por um curto período, antes de devolver os ambientes aos seus estados originais. O London Mastaba AR (Hyde Park) é uma réplica virtual exata da escultura física instalada em 2018.
- Christo, conhecido por suas obras públicas monumentais, morre aos 84 anos
- Mastaba, projeto de Christo, é uma estrutura flutuante para o Hyde Park de Londres
- Frieze London instala seu primeiro trabalho de realidade aumentada
London Mastaba, Serpentine Lake, Hyde Park, 2016-2018, uma escultura temporária feita de barris empilhados coloridos, foi a primeira grande obra pública dos artistas no Reino Unido. O London Mastaba AR (Hyde Park) evocará a memória da escultura, que flutuou no lago Serpentine por pouco mais de três meses em 2018 e foi acompanhada por uma exposição do trabalho dos artistas nas Serpentine Galleries.
“Christo e Jeanne-Claude eram artistas verdadeiramente extraordinários. A arte para eles não era uma profissão, mas sua existência. A genialidade dos artistas existe na transferência entre a efemeridade irreprimível de seu trabalho e as memórias indeléveis que cada projeto produzia em todos que os vivenciavam. É uma honra apresentar este projeto como uma tradução virtual de sua extraordinária visão”, declararam Bettina Korek, CEO, e Hans Ulrich Obrist, Diretor Artístico da Serpentine Galleries
A apresentação da Mastaba em Realidade Aumentada dá ao público a chance de brincar de ser o artista, colocando a escultura nas paisagens do Kensington Gardens e além. A Mastaba AR se junta ao The Deep Listener de Jakob Kudsk Steensen, uma trilha ecológica também em realidade aumentada através do parque; ambos os trabalhos oferecem ao público uma maneira de se envolver de maneira diferente com o ambiente, seja natural ou artificial.