Das características anatômicas de Da Vinci às características fraturadas do retrato modernista, a cabeça humana reinou suprema na História da Arte
Conheça um pouco mais sobre Jean Michel Basquiat – o desenhista consumado de uma nova era. Descubra como ele revolucionou o gênero e capturou o âmago maníaco da condição humana por meio de sua obra-prima Untitled (Head), 1982, a ser oferecida como destaque no Leilão de Arte Contemporânea da Sotheby’s em Nova York.
Executado em 1982, Untitled (Head) é uma explosão de cores vivas e marcas frenéticas, que se destaca como uma das pinturas mais famosas de ‘cabeças’ de Basquiat. Permanecendo tanto como autorretratos idiossincráticos e ícones talismânicos, as figuras de crânios únicas e ferozes reveladas em obras como Untitled (Head) prevaleceram como uma âncora conceitual chave para Basquiat ao longo de sua carreira, aparecendo e dominando a maioria de suas obras-primas mais conhecidas.
Encapsulando a incrível destreza que define o melhor dos trabalhos do artista, e extraordinária pelo uso de tinta da Índia sob a paleta de óleo para dar profundidade e contraste à composição, Untitled (Head) é uma representação heroica que reflete o talento explosivo e o brilho de seu autor.