A artista brasileira é conhecida por suas intrincadas esculturas de tecido
Sonia Gomes, artista paulistana conhecida por suas esculturas abstratas feitas com arame, tecidos e objetos encontrados, juntou-se à Pace Gallery e à Blum & Poe, que a representará nos Estados Unidos e na Ásia. A galeria Mendes Wood DM, que trabalha com a artista há mais de 10 anos, continuará representando Gomes.
A Pace abrirá uma exposição com esculturas e obras recentes de Sonia Gomes e sua contemporânea, Marina Perez Simão, no seu East Hampton Space, em 2 de setembro; a artista fará uma exposição individual no espaço da galeria de Nova York em 2022. Já a Blum & Poe fará uma exposição online, organizada em colaboração com a Mendes Wood DM, apresentando 16 novas obras de Sandra Gomes no final de junho. A primeira individual da artista será exibida no espaço da galeria em Los Angeles, em 2021.
Procurado pela ARTnews, o negociante Marc Glimcher comparou o trabalho de Gomes com o dos artistas Louise Nevelson e Agnes Martin, que também estão na lista de Pace.
“[Nevelson e Martin] impregnaram seu trabalho com algum tipo de mágica – eles despertaram algo a partir de materiais ou estruturas pictóricas muito simples, e despertaram algum espírito nas obras de arte às quais todos se conectam”, disse Glimcher. “[O trabalho de Gomes] está nessa tradição de despertar esses espíritos nos materiais e todos sentirem isso”.
Glimcher acrescentou que a representação de Sonia Gomes na galeria se alinha ao seu “processo de fazer mudanças sistêmicas”. Além dela, apenas outra artista latino-americano viva – Beatriz Milhazes – está na lista da Pace Gallery.
Tim Blum disse à ARTnews que a representação de Gomes pela Blum & Poe decorre do “relacionamento muito próximo” da galeria com a Mendes Wood DM. “É perfeitamente compatível com todas essas afinidades que temos, enquanto galerias, e com o que Sonia representa para o mundo”, disse Blum, acrescentando que a artista representa uma “voz singular e poderosa de uma parte específica da cultura brasileira”.
As intrincadas e variadas esculturas de Gomes exploram a memória e a identidade, e as peças da próxima exposição online de Blum & Poe são “gaiolas intensamente bonitas e em escala íntima” que falam em “colidir com a repressão ou a opressão”, disse Blum. As obras do artista variam em tamanho e escala, com algumas exibidas penduradas no teto e outras afixadas nas paredes ou no chão.
“Meu trabalho é preto, é feminino e é marginal”, disse a artista. Eu sou uma rebelde. Eu nunca me preocupei em mascarar ou sufocar qualquer coisa que possa ou não se encaixar nos padrões do que é chamado de arte”.
Os próximos projetos de Gomes incluem obras encomendadas para a Bienal de Gwangju 2021 e a Bienal de Liverpool 2021.