Hauser & Wirth lança ArtLab, uma nova divisão de tecnologia e pesquisa

0

HWVR, a primeira em modelagem de exposições de realidade virtual, será lançada este mês em hauserwirth.com

Iwan Wirth, Manuela Wirth e Marc Payot, co-presidentes da Hauser & Wirth, anunciaram hoje o lançamento do ArtLab, braço de pesquisa e inovação da galeria que explora projetos na interseção entre arte e tecnologia. O ArtLab foi formado para criar soluções tecnológicas sob medida para as questões mais prementes do mundo da arte, incluindo maior acessibilidade e sustentabilidade.

Com esse objetivo, o ArtLab revelará sua primeira iniciativa – uma nova ferramenta de realidade virtual (VR) chamada HWVR – no final de abril de 2020, com a primeira exposição inteiramente baseada em VR da Hauser & Wirth. Ao “acontecer” em uma galeria que ainda não foi inaugurada, Hauser & Wirth Menorca, a exposição oferecerá uma cobiçada prévia online do centro de arte que poderá ser visitado na Espanha, quando for aberto em 2021. Hauser & Wirth Menorca está sendo restaurado pelo arquiteto argentino Luis Laplace, estabelecido em Paris, colaborador de longa data da galeria.

ArtLab, exterior da Hauser & Wirth Menorca criada pelo HWVR. Vista de Maman (1999), de Louise Bourgeois

ArtLab, exterior da Hauser & Wirth Menorca criada pelo HWVR. Vista de Maman (1999), de Louise Bourgeois

Como parte da iniciativa #artforbetter da Hauser & Wirth, 10% do lucro bruto da venda de obras na primeira exposição HWVR serão doados ao Fundo de Resposta de Solidariedade COVID-19 da Organização Mundial de Saúde.

O ArtLab começou com uma pesquisa intensiva em 2019, focada nas etapas práticas para reduzir com responsabilidade a pegada de carbono da galeria associada à montagem de exposições em todo o mundo. Simultaneamente, a equipe do ArtLab começou a explorar inovações que permitiriam ao público experimentar exposições em diferentes contextos locais sem ter que se deslocar – um projeto que ganha maior significado e urgência em meio à pandemia do COVID-19 – enquanto permite melhor a artistas, curadores e coordenadores de exposições preparar shows usando novas tecnologias. O ArtLab sediará um programa de residência digital na Hauser & Wirth Los Angeles para artistas convidados, para permitir que eles se conectem e explorem todo o potencial da nova tecnologia.



A equipe global da ArtLab é integrada pela equipe existente da Hauser & Wirth ao lado de novos especialistas, com suporte de consultores de Londres, Nova York e Los Angeles. O HWVR é o primeiro no mundo da arte porque usa de tecnologia sob medida, não encontrada em nenhum outro setor. Com base nas técnicas aplicadas em arquitetura, construção e autoria de videogame, a ferramenta cria escala e precisão realistas, além da aparência, sensação e interatividade autênticas das galerias da Hauser & Wirth. O HWVR constrói o espaço 3D virtual desde o início em um nível de pixel, em vez de depender de fotos combinadas, o que fornece um nível de flexibilidade sem precedentes. A ArtLab também desenvolveu um software para converter o banco de dados de obras de arte da galeria em ativos 3D.

Segundo Iwan Wirth, “Muitas das melhores inovações são impulsionadas pela necessidade. Quando criamos o ArtLab e começamos a desenvolver a experiência artística da HWVR, nosso objetivo principal era desenvolver tecnologia que ajudasse nossos artistas a visualizar os espaços onde suas exposições seriam apresentadas. Ficamos igualmente motivados pelo desejo de planejar exposições para nossas localidades ao redor do mundo de uma maneira que reduzisse a quantidade de viagens e transporte. Dada a situação atual, com tantos em auto-isolamento essencial, estamos acelerando o lançamento dos programas do ArtLab com uma nova abordagem para exposições de realidade virtual que podem envolver o maior número possível de pessoas e reuni-las enquanto estamos separados”.

Via FAD Magazine

Share.

Leave A Reply