A ampliação de 1200m² será financiada, em parte, por uma doação anônima no valor de US$ 22 milhões
O Musée d’Orsay, em Paris, que recebe anualmente cerca de 3,6 milhões de visitantes, planeja expandir. A instituição, que fica em uma antiga estação de trem, converterá 1200m² de espaço administrativo em novas galerias para abrigar parte da coleção de arte impressionista e pós-impressionista, além de criar novos centros de educação e pesquisa.
Apelidado de “Orsay Wide Open”, o projeto permitirá que a instituição exiba mais de sua crescente coleção. Nos últimos anos, o museu adquiriu cerca de trezentas obras de arte francesas de Pierre Bonnard, Henri Matisse, Amedeo Modigliani e Édouard Vuillard, entre outros artistas.
A expansão está sendo financiada, em parte, por uma doação inicial de US $ 22,3 milhões, feita anonimamente através do grupo de caridade The American Friends of Musée d’Orsay. Com previsão de seis anos para ser concluído, o projeto transformará o quarto andar do museu em um novo centro educacional de 650m², inspirado nos espaços comunitários de outros museus americanos e europeus, dedicados a crianças, grupos escolares e famílias. Seu novo Centro Internacional de Pesquisa e Recursos integrará os arquivos e a biblioteca existentes do museu.
“O Orsay Wide Open nos permitirá alcançar um objetivo central do museu: oferecer aos visitantes uma experiência confortável em galerias espaçosas e com recursos educacionais que enriquecem sua compreensão de nossa coleção e a história da arte e da cultura”, disse Laurence des Cars, presidente do museu e de sua instituição irmã, o Musée de l’Orangerie. “Estamos ansiosos pelas novas possibilidades que a expansão trará para o museu e por acolher e estimular uma conexão mais profunda com nossos visitantes”.