A nova data e local da edição de 2021 foi anunciada durante a edição atual da Armory Show
Desde a sua fundação em 1994, como Gramercy International (em um hotel), a Armory Show – famosa feira de arte contemporânea de Nova York – acontece durante o mês de março. Em um anúncio surpresa, na primeira semana de março, apenas um dia após receber VIPs e membros da imprensa em sua edição atual, a Armory Show revelou planos de transferir a data da feira para o início de setembro. Em 2021, a Armory está marcada para os dias 9 e 12 de setembro, o que significa que será realizada enquanto as galerias de toda a cidade abrem suas portas depois de uma pausa para o verão do hemisfério norte.
Junto com a mudança de estação também virá a mudança de local. A Armory Show não será mais realizada nos Piers 90 e 94. Sua nova casa será o Javits Center, que atualmente está trabalhando em uma expansão de US $ 1,5 bilhão. A mudança leva a Armory Show ao Hudson Yards, um bairro que recentemente passou por um grande desenvolvimento.
Espera-se que a mudança de local facilite uma experiência mais interessante para expositores e visitantes, graças à proximidade do Javits Center à High Line, ao Shed, ao distrito das galerias do Chelsea, à entrada do túnel Lincoln e a vários importantes centros de transporte público.
Em um comunicado, Nicole Berry, diretora executiva da feira, disse: “Setembro é uma ótima época do ano para estar na cidade de Nova York e estamos ansiosos para nos alinhar com as aberturas das galerias para suas temporadas de outono. Esperamos que todos agendem em seus calendários”.
Sinais de mudança que afetavam a Armory Week vinha se formando há um tempo. Em 2018, a Armory Week se tornou tecnicamente um período de duas semanas, com o ADAA Art Show sendo aberto oito dias antes do Armory Show. Meses depois, a NADA New York, uma feira operada pela New Art Dealers Alliance, cancelou sua edição de 2019.
Sinais de mudança que afetavam a Armory Week vinham dando sinais há um tempo. Em 2018, a Armory Week se tornou, efetivamente, um período de duas semanas, com o ADAA Art Show sendo aberto oito dias antes da Armory Show. Meses depois, a NADA New York, feira operada pela New Art Dealers Alliance, cancelou sua edição de 2019.
Na sequência, em 2019, questões relacionadas ao edifício forçaram a Armory a desocupar o Pier 92, que historicamente era um de seus locais. A feira transferiu alguns de seus expositores para o Pier 90, forçando a feira de arte Volta a cancelar a edição daquele ano. A Volta retoma sua edição deste ano, ocupando o Metropolitan West.
Atualmente, nenhuma outra grande feira de Nova York acontece em setembro. A Armory promete o que está chamando de uma nova Armory Arts Week. a ADAA Art Show, a feira de arte Independent, a Spring/Break Art Show e a Volta (estas três últimos ocorrem na mesma semana que a Armory Show) ainda não anunciaram suas datas de 2021.