Art Basel cancela sua edição em Hong Kong por conta do coronavírus

0

Após semanas de expectativa, a feira Art Basel Hong Kong foi oficialmente cancelada em meio ao surto do coronavírus

Após semanas de especulação e incerteza sobre o cancelamento da edição de março da Art Basel Hong Kong, os organizadores finalmente divulgaram um comunicado oficial suspendendo o evento. A MCH Group, detentora da feira de arte suíça, divulgou um comunicado onde anuncia que não pode dar continuidade à edição de Hong Kong por conta da propagação do coronavírus.

Depois que o vírus foi declarado uma emergência mundial de saúde pela Organização Mundial da Saúde, os líderes da MCH levaram em conta fatores diversos, como a preocupação fundamental com a saúde e a segurança de todos os que trabalham e participam da feira; os severos desafios logísticos enfrentados na criação e no trânsito de obras de arte para a mostra; e as dificuldades crescentes que complicam as viagens internacionais, para cancelar esta edição da feira.

Os organizadores da Art Basel reembolsarão as galerias com 75% da taxa do estande e não solicitarão o pagamento de pedidos especiais de paredes ou iluminação feitos com antecedência na feira. Isso contrasta com a primeira edição da Art Basel Miami Beach, cancelada dois meses antes de sua inauguração em 2001, após os ataques de 11 de setembro, quando as taxas dos estandes foram simplesmente transferidas para o próximo ano.

Instalação de KAWS em Harbour City, Hong Kong. Cortesia Perrotin

Instalação de KAWS em Harbour City, Hong Kong. Cortesia Perrotin

“A decisão de cancelar a Art Basel Hong Kong foi extremamente difícil para nós”, disse Bernd Stadlwieser, CEO do MCH Group, em comunicado. “Exploramos todas as outras opções possíveis, incluindo o adiamento da feira, e reunimos conselhos e perspectivas de muitos galeristas, parceiros e especialistas externos. Hoje, no entanto, não temos outra opção a não ser cancelar a feira”.

Marc Spiegler, diretor global da Art Basel, disse em comunicado que o resultado não pode ser evitado. “Nossos pensamentos estão com os afetados pelo recente surto de coronavírus em todo o mundo. Estamos cientes do importante papel que a feira desempenha no cenário cultural da região e para nossas galerias, tanto na Ásia quanto no mundo”, afirmou. “Nossa equipe dedicou muito tempo e esforço, ao longo do ano passado, para garantir que o evento de março fosse um sucesso. Infelizmente, o surto repentino e a rápida disseminação do novo vírus mudaram radicalmente a situação”.

Nos últimos dias, aumentou a pressão para que a Art Basel tomasse uma decisão, à medida que os prazos para o envio das obras se aproximavam e alguns negociantes ficavam cada vez mais frustrados. Em sua declaração, Adeline Ooi, diretora da Art Basel na Ásia, expressou gratidão aos “expositores, parceiros e amigos em todo o mundo, especialmente em Hong Kong, que estiveram ao nosso lado, deram seu apoio e compartilharam idéias e opiniões nos últimos dias e meses. Nosso compromisso com a Ásia e Hong Kong não mudou, e estamos ansiosos pela edição de 2021”.

A próxima edição da Art Basel Hong Kong está programada para acontecer entre os dias 25 e 27 de março de 2021.

Share.

Leave A Reply