As faixas desenhadas por Calder e executadas por Sheila Hicks, estão de volta à Free Library da Filadelfia
Oito faixas de Alexander Calder, consideradas perdidas por décadas, encontraram um lar permanente na Free Library da Filadélfia. Dois dos banners, representando sóis e trepadeiras abstratas na paleta preferida de pretos, vermelhos, azuis e amarelos de Calder, já estão em exibição, enquanto os outros ainda estão sendo restaurados na cidade de Nova York. Os trabalhos, chamados The Bicentennial Banners – em homenagem ao bicentenário dos Estados Unidos em 1976, são os únicos banners criados por Calder.
“Exibir The Bicentennial Banners sustenta a missão da Free Library de inspirar curiosidade, pois não apenas convidará a visualização, mas também servirá como catalisador para uma programação pública inovadora que envolverá nossos visitantes com a arte”, disse Siobhan Reardon, presidente e diretor da Free Library, em um pronunciamento.
- Tela atribuída a Da Vinci é encontrada na Itália
- Pintura achada em sótão na França é Caravaggio de U$137 mi
- Especialistas confirmam que o contestado autorretrato de Van Gogh é legítimo
O empresário do ramo imobiliário e colecionador de arte, Jack Wolgin, encomendou as faixas em 1976 durante a criação do complexo de escritórios da Center Square na Filadélfia, em parte para cumprir um requisito de que 1% do orçamento do projeto fosse dedicado à arte pública. Calder criou a faixa como pinturas em guache, que mais tarde foram transformadas em banners pela renomada artista têxtil Sheila Hicks. Depois que Wolgin vendeu o empreendimento, no início dos anos 80, os banners desapareceram, levando a pensar que tivessem sido danificados ou destruídos.
Segundo o Philadelphia Inquirer, Wolgin esperava “fornecer arte que melhorasse a Filadélfia, integrando no cotidiano daqueles que vivem ou trabalham na cidade a alegria e a inspiração derivadas da grande arte”.
Mas em 2000, os banners foram descobertos em um guarda-volumes e, com exceção de uma breve exibição de quatro deles em 2009, permaneceram lá até agora. Os banners foram doados de forma anônimas para a biblioteca.