Especialistas confirmam que o contestado autorretrato de Van Gogh é legítimo 

0

A descoberta é significativa, pois o retrato parece ser o único trabalho pintado por van Gogh em meio a um surto psicótico

O Museu Van Gogh de Amsterdã e o Museu Nacional, de Oslo, anunciaram que os pesquisadores encontraram evidências comprovando a autoria de uma pintura há muito discutida – um autorretrato de Vincent van Gogh. Após uma investigação de seis anos, os especialistas dizem que van Gogh pintou o trabalho no final de seu primeiro grande episódio psicótico, no asilo de Saint-Rémy, no final do verão de 1889. 

No entanto, devido a informações incompletas de proveniência, a autenticidade da obra é questionada desde 1970. Os estudiosos não conseguiram chegar a um acordo sobre a data precisa da obra e se ela foi produzida em Arles, Saint-Remy-de-Provence ou Auvers-sur-Oise. Em 2006, os pesquisadores descobriram que o autorretrato pertenceu a Joseph e Marie Ginoux, de Arles, amigos de van Gogh; em 2014, o Museu Nacional convidou o Museu Van Gogh a realizar um estudo abrangente do trabalho. 

Vincent van Gogh, 'Self-Portrait,' 1889

A instituição descobriu que o tipo de tela, pigmentos, paleta e pinceladas são todos consistentes com a produção daquele período do artista. Van Gogh também descreveu a peça em uma carta que escreveu a seu irmão Theo, em 20 de setembro de 1889, como uma “tentativa de quando eu estava doente”. Van Gogh estava se referindo a um episódio psicótico grave que ele experimentou no início daquele ano, que durou um mês e meio. 



“Embora Van Gogh estivesse com receio de admitir, naquele momento, que estava em um estado semelhante aos seus colegas residentes, ele provavelmente pintou esse retrato para se reconciliar com o que viu no espelho: uma pessoa que ele não queria ser , mas ainda era”, disse Louis van Tilborgh, pesquisador sênior do Museu Van Gogh e professor de história da arte na Universidade de Amsterdã. “Isso é parte do que torna a pintura tão marcante e até terapêutica. É o único trabalho conhecido que van Gogh pode ter criado enquanto sofria de psicose”. 

O autorretrato está atualmente em exibição no terceiro andar do Museu Van Gogh. Também será incluído na exposição “In the Picture”, dedicada inteiramente ao papel e significado dos retratos de artistas, que será inaugurada em 21 de fevereiro. A peça retornará a Oslo, onde será exibida na coleção permanente do National Museum, quando a instituição reabrir no primeiro semestre de 2021. 

Share.

Leave A Reply