A descoberta é significativa, pois o retrato parece ser o único trabalho pintado por van Gogh em meio a um surto psicótico
O Museu Van Gogh de Amsterdã e o Museu Nacional, de Oslo, anunciaram que os pesquisadores encontraram evidências comprovando a autoria de uma pintura há muito discutida – um autorretrato de Vincent van Gogh. Após uma investigação de seis anos, os especialistas dizem que van Gogh pintou o trabalho no final de seu primeiro grande episódio psicótico, no asilo de Saint-Rémy, no final do verão de 1889.
No entanto, devido a informações incompletas de proveniência, a autenticidade da obra é questionada desde 1970. Os estudiosos não conseguiram chegar a um acordo sobre a data precisa da obra e se ela foi produzida em Arles, Saint-Remy-de-Provence ou Auvers-sur-Oise. Em 2006, os pesquisadores descobriram que o autorretrato pertenceu a Joseph e Marie Ginoux, de Arles, amigos de van Gogh; em 2014, o Museu Nacional convidou o Museu Van Gogh a realizar um estudo abrangente do trabalho.
A instituição descobriu que o tipo de tela, pigmentos, paleta e pinceladas são todos consistentes com a produção daquele período do artista. Van Gogh também descreveu a peça em uma carta que escreveu a seu irmão Theo, em 20 de setembro de 1889, como uma “tentativa de quando eu estava doente”. Van Gogh estava se referindo a um episódio psicótico grave que ele experimentou no início daquele ano, que durou um mês e meio.
- Vídeo: The EY Exhibition: Van Gogh and Britain | Tate
- Vídeo: trailer de “Loving Vincent”, filme sobre biografia de Van Gogh
- Descobertas na Holanda duas obras de Van Gogh de 1886
“Embora Van Gogh estivesse com receio de admitir, naquele momento, que estava em um estado semelhante aos seus colegas residentes, ele provavelmente pintou esse retrato para se reconciliar com o que viu no espelho: uma pessoa que ele não queria ser , mas ainda era”, disse Louis van Tilborgh, pesquisador sênior do Museu Van Gogh e professor de história da arte na Universidade de Amsterdã. “Isso é parte do que torna a pintura tão marcante e até terapêutica. É o único trabalho conhecido que van Gogh pode ter criado enquanto sofria de psicose”.
O autorretrato está atualmente em exibição no terceiro andar do Museu Van Gogh. Também será incluído na exposição “In the Picture”, dedicada inteiramente ao papel e significado dos retratos de artistas, que será inaugurada em 21 de fevereiro. A peça retornará a Oslo, onde será exibida na coleção permanente do National Museum, quando a instituição reabrir no primeiro semestre de 2021.