Foundation for Contemporary Arts estabelece novo prêmio para pintura

0

A edição inaugural do Helen Frankenthaler Award for Painting concedeu US$ 40 mil à vencedora

A Foundation for Contemporary Arts, de Nova York, nomeou a artista Kerstin Brätsch como a ganhadora do seu prêmio inaugural Helen Frankenthaler Award for Painting, no valor de US$ 40 mil. O prêmio é assinado pela Fundação Helen Frankenthaler e administrado pelo programa Grants to Artists da FCA, com o objetivo de apoiar artistas que demonstram a mesma paixão de Frankenthaler por inovação e experimentação no meio. A premiação acontecerá anualmente.

Brätsch, cujo trabalho foi exibido no Museu de Arte Moderna de Nova York, no New Museum, na Bienal de Veneza de 2011 e em outros locais, disse em um comunicado: “Minha atitude em relação à arte em geral, e em particular o papel da experimentação em minha prática, é profundamente grata a Helen Frankenthaler”.

Resultado de imagem para Kerstin Brätsch

Ao selecionar o primeiro destinatário do prêmio, os diretores da FCA – Cecily Brown, Anne Collier, Anthony B. Creamer III, Anne Dias, Jasper Johns e Jennie C. Jones, Julian Lethbridge, Dean Moss, Emily Wei Rales e James Welling – juntaram-se a Bettina Funcke, historiadora da arte; ao músico Jenny Lin; Matthew Lyons, curador da Kitchen em Nova York; e ao dramaturgo, diretor e diretor artístico do New York City Players, Richard Maxwell.



Comentando sua prática, que muitas vezes incorpora instalação, escultura e performance, Brätsch disse: “Para questionar a pintura e se envolver com o seu campo expandido, convido a prática de artesãos (em vitrais e marmorização de papel) e projetos colaborativos na equação da história da pintura. Meu trabalho não existe isoladamente, mas como objetos de troca e interação”.

Share.

Leave A Reply