Fonte de Kara Walker reafirma seu lugar como uma das artistas mais ousadas da atualidade
Fons Americanus é uma fonte de 13 metros de altura, inspirada no Victoria Memorial, que fica em frente ao Palácio de Buckingham, em Londres. Criado pela artista Kara Walker, é uma das instalações mais ambiciosas apresentadas no Turbine Hall da Tate Modern, até hoje.
Ao invés de uma celebração ao Império Britânico, a fonte de Walker explora as histórias interconectadas da África, América e Europa. Ela usa a água como um tema-chave, referindo-se ao comércio transatlântico de escravos e às ambições, destinos e tragédias das pessoas desses três continentes. Fantasia, fato e ficção se encontram em uma escala épica.
- Fonte de Kara Walker reafirma seu lugar como uma das artistas mais ousadas da atualidade
- Quem são os artistas mais influentes da década?
- New Britain Museum of American Art também dedica 2020 a artistas mulheres
Novaiorquina, Kara Walker é aclamada por suas explorações sinceras de raça, sexualidade e violência. Ela é mais conhecida por usar figuras recortadas em papel preto, fazendo referência à história da escravidão através de instalações provocativas e elaboradas.
O Turbine Hall da Tate Modern já recebeu algumas das obras de arte em larga escala mais memoráveis e aclamadas do mundo, apreciadas por milhões de pessoas todos os anos. Esta é a quinta instalação da série de dez anos da Comissão Hyundai, que vem depois dos trabalhos de Abraham Cruzvillegas em 2015, Philippe Parreno em 2016, SUPERFLEX em 2017 e Tania Bruguera em 2018.
Fons Americanus está em exibição na Tate Modern até 5 de abril de 2020.