Horas depois de anunciado na conta do Instagram, o mural localizado em Birmingham já havia sido adulterado
Em clima de Natal, o artista britânico Banksy criou um novo mural que pretende chamar a atenção aos sem-teto. Em um vídeo postado no Instagram no último dia 9, um homem chamado Ryan deita em um banco – que foi transformado em um trenó, com a pintura de duas renas na parede ao lado. Uma versão de “I’ll Be Home for Christmas” é ouvida em segundo plano, enquanto Ryan cochila. O trabalho apareceu na Vyse Street, em Birmingham, no centro da Inglaterra.
O artista anônimo compartilhou um vídeo no Instagram, canal que utiliza com frequência para validar a autoria das obras. “Deus abençoe Birmingham”, escreveu Banksy. “Nos 20 minutos em que filmamos Ryan neste banco, transeuntes lhe deram uma bebida quente, duas barras de chocolate e um isqueiro — sem que ele pedisse nada”. E dois dias, o vídeo já ultrapassou 3,2 milhões de visualizações.
Como sempre, as obras de Banksy despertam curiosidade – hora depois de revelado, alguém saltou as barreiras instaladas ao redor do mural e pintou narizes vermelhos nas renas.
Banksy é conhecido por fazer declarações políticas através de sua arte anônima. Por volta dessa época, no ano passado, ele criou um mural no País de Gales, retratando uma criança pegando flocos de neve na língua – onde os “flocos” eram formados a partir de cinzas de um incêndio no lixo. Em abril passado, ele criou um mural em Londres para apoiar as manifestações ambientais da Extinction Rebellion que se desenrolavam na cidade. No mês seguinte, Banksy estava em Veneza, durante a Bienal, com um trabalho que abordava a crise dos navios de cruzeiro da cidade e deixando para trás um mural que tratava da crise dos migrantes europeus.
Este mais recente mural de Banksy apareceu poucos dias antes das eleições gerais de 12 de dezembro, onde a falta de moradia é uma questão fundamental entre todos os partidos políticos. O Partido Trabalhista, em particular, está planejando gastar 100 milhões de libras (US$ 131,5 milhões) por ano para abrigos de emergência no inverno, e tanto os conservadores quanto os trabalhistas prometeram acabar com as pessoas que dormem nas ruas dentro de cinco anos.
O valor das obras de Banksy, que nunca revelou sua identidade, vêm dispararando. Uma grande pintura de macacos sentados no Parlamento do Reino Unido foi vendida por mais de 12 milhões de dólares em outubro — um recorde em leilões de seu trabalho.