Vessel (1961) é um exemplo espetacular do trabalho da artista, criado durante o estágio inicial de sua carreira
O grupo de museus Tate recebeu um grande presente da Helen Frankenthaler Foundation: Vessel (1961) é a primeira tela de Helen Frankenthaler a entrar em qualquer coleção de arte pública em Londres. O trabalho está atualmente em exibição em uma exposição dedicada à artista na Tate Modern.
Frankenthaler pintou Vessel no início de sua carreira de seis décadas, usando a técnica “soak-stain” que ela havia desenvolvido na década de 1950. Ao afinar a tinta a óleo com a consistência da aquarela e derramá-la em uma tela colocada no chão, a artista conseguiu criar piscinas e linhas de tinta. Seu trabalho inspirou gerações posteriores de artistas e ajudou a fazer a transição do Expressionismo Abstrato de um estilo baseado na ênfase de pinceladas individuais para um baseado na cor aplicada em áreas grandes, uma técnica que passou a ser chamada de pintura de Campo de Cores.
A doação, juntamente com outros quatro trabalhos emprestados para a fundação, estão em exibição na Tate Modern até 22 de novembro de 2020.
“Vessel transforma nossa capacidade de representar a abstração americana do pós-guerra, ao mesmo tempo em que reflete a contribuição vital feita por mulheres artistas, como Frankenthaler, durante um momento crítico da história da arte”, disse Gregor Muir, diretor da coleção de arte internacional da Tate, em comunicado.
Frankenthaler foi uma das poucas pintoras expressionistas abstratas reconhecidas por seu trabalho durante sua vida. Ela fundou a Helen Frankenthaler Foundation, com sede em Nova York, antes de sua morte em 2011, para promover as artes visuais e promover seu próprio legado.