A decisão de última hora acata o pedido da associação Italia Nostra, que defende a tutela do patrimônio histórico, artístico e natural do país
O Tribunal Administrativo Regional (TAR) do Lazio, região central da Itália onde fica a capital Roma, suspendeu o empréstimo do “Homem Vitruviano”, célebre desenho de Leonardo da Vinci (1452-1519), ao Museu do Louvre, em Paris, que pretende exibi-lo na grande mostra sobre o gênio renascentista, com data de abertura marcada para 24 de outubro.
A exposição do Louvre marca o 500º aniversário da morte do artista italiano, e a obra bloqueada é um dos empréstimos-chave. A decisão se baseia no argumento de que o desenho é muito frágil para deixar a Itália e corre o risco de ser danificado pela iluminação brilhante da mostra.
- Vídeo: Louvre exige reservas para ingressar no museu
- Controle de multidões: Louvre se prepara para exposição blockbuster de Da Vinci
- Da Vinci é destaque do calendário cultural da Itália em 2019
O desenho do século XV, que só pode ser exibido a cada seis anos por razões de conservação, provavelmente ficaria arquivado por uma década após seu retorno à Accademia em Veneza, segundo a Italia Nostra.
“Todos os relatórios técnicos desaconselharam a transferência do desenho, extremamente frágil”, disse Lidia Fersuoch, presidente da seção veneziano da Italia Nostra, em comunicado divulgado pelo Guardian.
Esta é a última rusga entre França e Itália, que estão em desacordo desde a eleição de uma coalizão conservadora no Parlamento italiano. A exposição Leonardo do Louvre foi prejudicada pelas muitas divergências entre os governos envolvidos.
Na audiência de apelação marcada para 16 de outubro, Dario Franceschini, ministro da Cultura da Itália, defenderá sua decisão de emprestar a obra de arte. No mês passado, em um gesto de boa vontade em relação à França, ele assinou um acordo com o colega francês Franck Riester, confirmando este e vários outros empréstimos, que estão em andamento há meses.
Em troca, a França concordou em emprestar obras significativas de Rafael para uma grande mostra de seu trabalho na Itália. “É dever da França e da Itália circular [as obras de Leonardo da Vinci e Rafael]quando as condições técnicas permitirem”, disse Riester durante o encontro.
Enquanto isso, o mundo segue em grande expectativa para o início da exposição de Leonardo no Louvre, programada para acontecer entre 24 de outubro e 24 de fevereiro de 2020.
Homem Vitruviano
Homem Vitruviano é um desenho icônico de Leonardo da Vinci (1452 – 1519), e representa o ideal clássico do equilíbrio, da beleza, da harmonia e da perfeição das proporções do corpo humano. Nele, podemos ver a representação das proporções matemáticas do corpo humano dentro de um quadrado e um círculo. Da Vinci utilizou lápis e tinta sobre papel, que tem como dimensões 34 por 24 cm.
Seu nome se refere ao arquiteto romano Vitrúvio (80-15 a.C.), que havia descrito esses padrões em um tratado chamado “De Architectura”.