No entanto, paira uma certa dúvida: o artista teria alterado sua famosa pintura de parlamentares britânicos representados como chimpanzés?
Uma pintura de Banksy, com chimpanzés brigando no Parlamento Britânico, criada sete anos antes do Reino Unido votar para se retirar da União Europeia, estará à venda na Sotheby’s em outubro – e a casa de leilões espera capitalizar a aparente premonição do artista sobre a agitação da política britânica.
A Sotheby’s anunciou a venda da obra em seu leilão de Londres, em 3 de outubro. Estima-se que a pintura possa ser vendida por até US $ 2,5 milhões – o que seria um recorde em leilão para uma obra do artista anônimo.
Mas seguidores de Banksy têm sugerido, online, que o artista possa ter mexido no trabalho ao longo dos últimos anos, desde que foi originalmente exibido na mostra “Banksy vs. Bristol Museum”, em 2009.
Quando foi exibida pela primeira vez, a pintura levava o nome de “Question Time” e mostrava a Câmara dos Comuns iluminada por dois lustres brilhantes. Na versão à venda pela Sotheby’s, agora chamada “Devolved Parliament”, os lustres se foram. Além disso, um chimpanzé no primeiro plano esquerdo segura uma banana virada para cima na imagem original. Agora, a banana está virada para o outro lado, como em uma careta.
Quando questionada, a Sotheby’s confirmou que a pintura leiloada é realmente o mesmo trabalho que o mostrado em Bristol há uma década. Um representante da empresa disse ao New York Times que as mudanças foram feitas pelo próprio artista, embora o cronograma das alterações e os motivos por trás deles não sejam claros (a pintura foi comprada diretamente do artista por um colecionador em 2011). A Sotheby’s não mencionou as alterações em seu catálogo para a venda.
Revisões de superfície das pinturas são feitas por artistas o tempo todo. Ainda assim, dada a façanha de alto nível de Banksy na Sotheby’s no ano passado, quando ele orquestrou a autodestruição de uma obra sua que acabara de vender por US $ 1,4 milhão, é tentador especular que ele pode ter algo na manga novamente.
“Devolved Parliament” foi novamente exibido no Bristol Museum no início deste ano. Seu atual proprietário emprestou o trabalho à instituição para marcar o aniversário de 10 anos da retrospectiva de Banky em 2009, assim como o “Brexit Day”, prazo original para a saída da Grã-Bretanha da União Europeia.
“Ria agora, mas um dia ninguém estará no comando”, disse o artista no Instagram, na época.