MASP apresenta “Histórias das mulheres”, com obras de artistas dos séculos 1 ao 19

0

A exposição Histórias das mulheres apresenta quase cem trabalhos, que datam do século 1 ao 19

Com trabalhos de artistas de diferentes nacionalidades, a exposição traz uma perspectiva sobre as obras produzidas entre os séculos 1 e 19. Uma das características mais fortes da mostra é o diálogo entre pinturas e têxteis, escolhidos como um suporte emblemático — afinal, a pintura também é feita sobre tecido. O MASP tem dado destaque a trabalhos que vão além das categorias tradicionais das belas artes, buscando oferecer panoramas mais amplos e diversos.

Sofonisba Anguissola, 'Autorretrato', sem data, acervo Fondation Custodia, Frits Lugt Collection, Paris, França

Sofonisba Anguissola, ‘Autorretrato’, sem data, acervo Fondation Custodia, Frits Lugt Collection, Paris, França

Algumas artistas tiveram carreiras de grande sucesso. Este é o caso das tecelãs da América pré-colombiana, que desfrutaram de uma posição de prestígio nas sociedades andinas, de Sofonisba Anguissola, que trabalhou para a corte espanhola no século 16, de Mary Beale, cujo marido foi seu assistente de ateliê, no século 17, de Elisabeth Louise Vigée Le Brun que ocupou o cargo de ‘primeira pintora’ da rainha da França, no século 18, e de Abigail de Andrade, que ganhou uma medalha de ouro no Salão de 1884, no Brasil imperial.



Apesar disso, as mulheres representam um contingente muito menor que os homens nos manuais de história da arte, nas narrativas oficiais e nas coleções de museus. O MASP possui apenas duas pinturas de mulheres artistas até 1900: um autorretrato da portuguesa Leonor de Almeida Portugal de Lorena e Lencastre e um panorama da baía de Guanabara, da inglesa Maria Graham, especialmente restaurado para esta exposição.

‘Histórias das mulheres’ foi organizada em diálogo e contraponto com ‘Histórias feministas: artistas depois de 2000’, exposta nas galerias do primeiro e segundo subsolo do museu e no mezanino do primeiro subsolo, e integra o ciclo de exposições, oficinas, seminários, palestras e publicações do ano de 2019, sob o título de ‘Histórias das mulheres, histórias feministas’. Nesta oportunidade, duas publicações foram editadas: ‘Histórias das mulheres, Histórias feministas’, catálogo e antologia.

‘Histórias das mulheres’ tem curadoria de Julia Bryan-Wilson, curadora-adjunta de arte moderna e contemporânea, Lilia Schwarcz, curadora-adjunta de histórias e narrativas, e Mariana Leme, curadora assistente do MASP.

Share.

Leave A Reply