“Bouquet of Tulips”, escultura controversa de Jeff Koons, começa a ser instalada em Paris

0

Depois de três anos discutindo sua localização, a obra de 12 metros de altura finalmente sai do papel

O projeto de “Bouquet of Tulips” começou quando Jane Hartley, ex-embaixadora dos EUA na França, sugeriu que Koons fizesse uma escultura para Paris após o ataque terrorista na cidade em 2015, que matou 130 pessoas. A escultura de quase 12 metros de altura mostrará uma mão segurando onze das tulipas com os balões característicos de Koons.

A obra será instalada nos jardins municipais, atrás do Petit Palais, local que levou três anos para aceitar o presente. A escultura foi originalmente instalada entre o Palais de Tokyo e o Musée d’Art Moderne, mas em seguida o diário francês Libération publicou um editorial assinado por 23 figuras culturais francesas denunciando a localização proposta, observando que não tinha conexão simbólica. com os ataques de Paris, isso “perturbaria a atual harmonia” entre os dois museus e obstruiria a visão da Torre Eiffel. Seguiram-se três anos de conversas entre a ex-ministra da Cultura Francesa Françoise Nyssen, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e a empresa de fabricação Noirmontart Production, representante de Koons.



De acordo com o New York Times, enquanto Koons está doando o conceito da escultura, os cerca de US $ 3,5 milhões em custos de instalação foram pagos por uma fundação privada com fundos de doadores americanos e franceses. Em 2016, Koons afirmou que se inspirou na Estátua da Liberdade e que queria que sua obra, uma mão segurando um punhado de flores, expressasse “um sendo de futuro, de otimismo, a alegria de oferecer”.

“Bouquet of Tulips” está sendo instalada com um guindaste de 80 toneladas e a fotografia do processo é proibida, de acordo com o The Art Newspaper. A instalação deverá ser complementada pela Nuit Blanche, um evento anual de arte noturna em Paris que acontecerá no dia 5 de outubro.

Share.

Leave A Reply