Musée d’Orsay pelos olhos de Tracey Emin

0

Tracey Emin seleciona desenhos da coleção d’Orsay e os apresenta ao lado de seus próprios trabalhos, a fim de explorar a complexidade, a fragilidade e a natureza essencial do amor

O Musée d’Orsay convidou a célebre Tracey Emin para selecionar algumas obras de sua coleção e colocá-las em diálogo com os próprios desenhos da artista – novos trabalhos produzidos especialmente para esta exposição. O amor foi o tema escolhido por Emin para selecionar as obras.

“The Fear of Loving. Orsay through the eyes of Tracey Emin” estará em exposição no museu até 29 de setembro de 2019. Esta é a primeira exposição individual da artista em um grande museu francês.

The fear of loving, 2018

The fear of loving, 2018

“Os desenhos inéditos, produzidos em diferentes escalas e suportes, foram reunidos de forma a expressar nossa ansiedade humana quando somos confrontados com este aspecto complexo, mas essencial de nossas vidas: amor, humanos, animais, objetos, em uma extensa experiência de nossa humanidade. A realidade de nossas vidas também é questionada por meio desses desenhos, talvez a forma de arte mais frágil, aquela que melhor reflete os sentimentos e o intelecto, como parte de uma cenografia especialmente projetada para revelar a beleza única desses objetos frágeis”, revela um comunicado do museu.

Corpos, distorções, formas perfeitas, animais e humanos estão no centro da escolha de quase trinta desenhos, que inclui obras de Robert Anning Bell, Albert Besnard, Pierre Bonnard, Henri Chapu, Alexandre Charpentier, Henri Cros, Edgar Degas, Paul Gauguin, Constantin Guys, Georges Lacombe, Jules Lefebvre e Théophile Steinlen.

A exposição marca o terceiro convite do Musée d’Orsay a um artista contemporâneo para compartilhar suas visões de mundo, seguindo Julian Schnabel e Glenn Ligon, e o primeiro convite a uma artista para oferecer sua própria apreciação desta coleção exclusiva de desenhos.

Tracey Emin

Tracey Emin CBE RA nasceu em Londres em 1963 e estudou no Maidstone College of Art e no Royal College of Art, em Londres. Ela representou a Grã-Bretanha na Bienal de Veneza em 2007 e foi eleita Acadêmica Real no mesmo ano. Em 2011, Emin tornou-se a Professora de Desenho na Royal Academy of Arts, em Londres, e em 2013 a Rainha Elizabeth II a condecorou por suas contribuições para as artes visuais.

Seus trabalhos foram apresentados em numerosas exposições individuais e coletivas em todo o mundo. Recentemente, Emin revelou sua comissão pública para a cidade de Sydney, “The Distance of Your Heart” (2018) e sua maior peça de texto, “I Want My Time With You” (2018), Saint Pancras International, Londres. Ela também apresentou uma série de diálogos com os grandes mestres do passado, incluindo Willium Turner, William Blake, Francis Bacon e Egon Schiele.

Share.

Leave A Reply