MoMA anuncia publicação que examina a história do museu na política cultural afroamericana

0

A publicação traz ensaios sobre quase 200 obras da coleção do MoMA e é a primeira que aborda a relação histórica do museu com os artistas negros

O Museu de Arte Moderna de Nova York anunciou a publicação de “Among Others: Blackness at MoMA”, que será lançado em 3 de setembro. A publicação representa o primeiro esforço do Museu para examinar sua história e coleção, destacando o papel dos artistas negros, da comunidade negra e da arte sobre a negritude nas últimas nove décadas.

Among Others apresenta cerca de 200 obras da coleção do MoMa de 132 artistas negros de todo o mundo, assim como uma seleção de obras de artistas não-negros que lidam com assuntos relacionados a questões raciais. Cada trabalho é discutido em um texto curto, encomendado especialmente para este volume. Os autores contribuintes incluem os curadores do MoMA e uma série de acadêmicos, curadores e artistas que estão entre as vozes mais fortes nas pesquisas atuais sobre arte e diferenças culturais.

O livro oferece uma variedade de perspectivas geracionais e políticas e apresenta uma ampla gama de artistas que trabalham em estilos, temas e suportes variados em toda a coleção do Museu.



A publicação começa com dois ensaios históricos. O primeiro, de Darby English e Charlotte Barat, traça a história dos encontros do MoMA com os negros desde a sua fundação – como o interesse precoce do Museu pela arte africana e exposições individuais dedicadas ao trabalho de artistas como William Edmondson e Jacob Lawrence nos anos 1930 e 1940, suas atividades durante o Movimento dos Direitos Civis e a controversa exposição de 1984 “Primitivismo” na Arte do Século XX e além. English e Barat perguntam como o critério do MoMA de “qualidade” no julgamento da arte moderna tornou sua coleção aberta a alguns e fechada a outros, dando atenção especial à tensão entre as reivindicações universais do modernismo e a realidade da especificidade cultural.

Howardena Pindell, Untitled #7, 1973

Howardena Pindell, Untitled #7, 1973

O segundo ensaio, de Mabel O. Wilson, narra as omissões do Museu na exibição e coleção de trabalhos de arquitetos e designers negros, sugerindo as maneiras pelas quais tais descuidos reforçaram ainda mais os padrões de discriminação. Os dois ensaios têm uma visão intransigente do passado de um grande museu americano em um momento em que questões de igualdade racial e inclusão ganharam destaque renovado no discurso cívico.

O livro foi editado por Darby English, Curadora Adjunta, Departamento de Pintura e Escultura; Carl Darling Buck, professor de História da Arte na Universidade de Chicago; e Charlotte Barat, Assistente Curatorial do Departamento de Pintura e Escultura.

Entre os escritores colaboradores estão nomes como Kara Walker, Luis PérezOramas, Ed Ruscha, Kerry James Marshall, entre inúmeros outros.

 

Share.

Leave A Reply