O Rijksmuseum de Amsterdã vai exibir o restauro não apenas para o público visitante do museu, mas também online
The Night Watch (1642) – talvez a pintura mais icônica do mestre holandês – está passando por sua mais extensa restauração até hoje, e o Rijksmuseum de Amsterdã colocou a pintura em uma caixa de vidro personalizada para que o trabalho possa ser acompanhado pelo público.
A decisão do restauro da tela de 4,6 x 3,8 metros, uma das mais célebres da Idade de Ouro Holandesa, veio depois que os especialistas do museu notaram um desbotamento em algumas partes do seu fundo.
A restauração completa, intitulada “Operation Night Watch”, está em exibição não apenas para o público no museu, mas também online (embora a transmissão, no momento, não esteja tão curiosa no momento, já que o projeto está atualmente em fase de pesquisa).
De acordo com a BBC, o diretor geral do museu, Taco Dibbits, disse sobre a decisão do museu de colocar a restauração em exibição pública: “Mais de dois milhões e meio de pessoas vêm vê-la a cada ano. Pertence a todos que vivem na Holanda e no mundo. E sentimos que o público tem o direito de ver o que acontece com essa pintura”.
Esta é a primeira vez que a peça é restaurada desde 1975, quando foi severamente danificada por um frequentador de museu empunhando uma faca, causando 12 cortes na tela. Ele também havia sido danificado duas vezes antes – a mais recente em 1990, quando um homem pulverizou ácido sobre ela, e em um ataque anterior, também com facadas, em 1911. Ambos os incidentes só afetaram o verniz, não a tela. Em sua história, a pintura foi tratada cerca de 25 vezes, segundo o museu.
De acordo com uma declaração do museu:
A decisão foi tomada para realizar um exame minucioso da tela e obter uma melhor compreensão da condição da pintura como um todo. Este estudo detalhado é necessário para determinar o melhor plano de tratamento e envolverá técnicas de imagem, fotografia de alta resolução e análise computadorizada altamente avançada. Usando esses e outros métodos, poderemos formar uma imagem muito detalhada da pintura – não apenas da superfície pintada, mas de cada camada, do verniz à tela.
“The Night Watch” é de propriedade da cidade de Amsterdã e está abrigada no Rijksmuseum desde 1808. O museu tem uma galeria chamada Night Watch Gallery, que foi construída especificamente para exibir a pintura.