Londres recebe 9ª edição da Sculpture in the City

0

Evento anual de arte acaba de instalar 19 obras de arte em espaços públicos, para serem desfrutadas gratuitamente

Sculpture in the City é o programa anual de arte pública da cidade de Londres, que se espalha entre os icônicos marcos arquitetônicos da cidade, lançado no último dia 27 de junho. A exposição inclui obras de artistas de renome internacional, incluindo Nathan Coley, Elisa Artesero, Nina Saunders e Lawrence Weiner. As obras estão sendo exibidas ao lado de alguns dos edifícios mais famosos da cidade, incluindo 30 St Mary Axe, Leadenhall Building, bem como novos espaços públicos abertos este ano, incluindo 70 St Mary Axe e Aldgate Square.

Nesta 9ª edição, as obras espalhadas pela Square Mile variam muito em formato, escala e mídia. O público em geral verá instalações de vidro extraordinariamente coloridas, estátuas clássicas esculpidas em pedra e iluminação de néon suspensa. Isso inclui trabalhos de artistas de renome internacional como Nathan Coley, Jennifer Steinkamp, Nina Saunders e Lawrence Weiner, entre outros. Alguns trabalhos da 8ª edição permanecem no programa, incluindo Bridging Home, London (2018), de Do Ho Suh; Crocodylius Philodendrus (2016-17), de Nancy Rubins; Sari Garden (2018), de Clare Jarri; e Climb (2011), de Juliana Cerqueira Leite.

Bridging Home, London, de Do Ho Suh

Bridging Home, London, de Do Ho Suh

Os artistas participantes da Sculpture in the City de 2019 são: Salvatore Arancio, Reza Aramesh, Elisa Artesero, Shaun C Badham, Jyll Bradley, Nathan Coley, Marisa Ferreira, Leo Fitzmaurice, Kevin Francis Gray, Clare Jarrett, Juliana Cerqueira Leite, Michael Lyons, Nancy Rubins, Nina Saunders, Jennifer Steinkamp, Do Ho Suh, Jonathan Trayte, Patrick Tuttofuoco e Lawrence Weiner.

A edição deste ano será dedicada a Michael Lyons (1943-2019), um dos artistas participantes da 6ª edição do Sculpture in the City. Michael Lyons ganhou reconhecimento na década de 1960, quando foi apareceu em exposições como “Young Contemporaries” do ICA e “Northern Young Contemporaries” da Whitworth. Em meados da década de 1970, foi um dos escultores de aço de destaque em sua geração, expondo suas obras na Serpentine Gallery, Manchester’s Whitworth e York Sculpture Park. Sua escultura varia das construções de aço, enraizada na tradição de Picasso, González e David Smith, para bronzes orgânicos modelados em uma escala íntima ou monumental. O trabalho de Michael Lyon está atualmente em exibição em uma grande retrospectiva, Michael Lyons: Ancient and Modern, na York Art Gallery, até maio de 2020.

Como forma de ampliar o acesso às esculturas, a Art UK adicionará as obras de arte da Sculpture in the City ao Artuk.org, juntamente com as histórias relacionadas a elas. As obras de arte serão adicionadas ao crescente catálogo de esculturas on-line, como parte do projeto de escultura em andamento da Art UK – situadas ao lado de esculturas públicas localizadas em Londres e em todo o Reino Unido.

O programa Sculpture in the City vem construindo um elo com os habitantes e turistas de Londres. Nos últimos nove anos, o projeto chamou a atenção por trazer artistas internacionais consagrados e estrelas em ascensão. Com obras justapostas aos prédios altos da Square Mile, essa exposição ao ar livre não apenas enriquece a experiência de trabalho diário do público local, mas atrai visitantes interessados em cultura para essa parte mais antiga da cidade.

Gavin Turk diz: “Tendo sido um dos artistas do ‘Sculpture in the City’, foi fascinante fazer parte da equipe de seleção este ano, ligando obras de arte fortes aos locais e arquitetura de Londres: um lugar que eu tenho conhecido intimamente nos últimos 30 anos – por isso estou ansioso para ver todo o trabalho”.

 

 

Share.

Leave A Reply