A maior exposição gratuita de arte ao ar livre de Londres retorna ao The Regent’s Park de 3 de julho a 6 de outubro, com mais de 20 artistas internacionais
Os jardins ingleses voltarão a se transformar em um museu sem paredes, tornando obras de arte de qualidade incomparável acessíveis a todos, afirmou Jo Stella-Sawicka (diretora artística da Frieze London).
Selecionados por Clare Lilley (Diretora de Programação no Yorkshire Sculpture Park), os artistas participantes da Frieze Sculpture 2019 são: Iván Argote, Ghazaleh Avarzamani, Huma Bhabha, Peter Buggenhout, Jodie Carey, Ma Desheng, Tracey Emin, Lars Fisk, Barry Flanagan, Charlie Godet Thomas, Leiko Ikemura, Robert Indiana, Vik Muniz, Zak Ové, Jaume Plensa, Bettina Pousttchi, Tom Sachs, Lucy Skaer, LR Vandy, Joanna Rajkowska, Tai-Jung Um, Bill Woodrow e Emily Young.
Os trabalhos monumentais serão distribuídos em torno dos English Gardebs do Regent’s Park, com entrada gratuita, de 3 de julho a 6 de outubro de 2019.
Clare Lilley disse: Este parque temporário de esculturas, com obras de artistas proeminentes de todo o mundo, promete intrigar e dar prazer às muitas centenas de milhares de residentes, trabalhadores e turistas que visitarão os jardins durante os meses do verão londrino.
Esculturas que certamente capturarão a imaginação do público incluem ONE through ZERO, em aço Corten, de Robert Indiana, um exemplo monumental da fascinação do icônico artista americano com o poder dos números; uma versão branca pura de 3 metros de altura do personagem de histórias infantis My Melody, do escultor Tom Sachs, de Nova York; e uma figura de bronze com mais de 4 metros, intitulada When I Sleep, que é tocante e perturbadora, da artista britânica Tracey Emin.
Uma reprodução em tamanho real de um carro de brinquedo Jaguar E-Type Matchbox 1973, do artista brasileiro Vik Muniz, fala de memórias de infância e questões de valor dentro da história da arte, assim como um bronze de 3 metros de altura do paquistanês-americano Huma Bhabha, com suas referências a escultura antiga e recente ficção científica.
Com base no compromisso da Frieze com artistas emergentes, o parceiro de logística Mtec apoiará novamente a instalação de dois trabalhos apresentados pelas jovens galerias de Londres.
O Frieze Sculpture é acompanhado por uma Audio Tour gratuito de Clare Lilley no novo aplicativo gratuito Frieze Art Fairs. O aplicativo será lançado em 2 de julho em frieze.com/sculpture.