Entrando no clima do verão europeu, o museu Guggenheim Bilbao recebe uma seleção de paisagens marinhas, criadas ao longo de trinta anos, por Gerhard Richter
Sob curadoria de Lucia Agirre, as obras de “Marinas” se apresentam em diferentes estilos e formatos, por vezes a partir de parâmetros abstratos, com as linhas do mar e do horizonte quase fundindo-se, e outras se aproximando do realismo fotográfico, matizando com maestria as luzes ambíguas.
Na maioria das telas, céu adquire um papel essencial, nebuloso ou plácido: são raras as vezes em que Richter dá mais espaço à água. O que esses trabalhos têm em comum é o seu magnetismo: suas perspectivas, sua iluminação, seu tratamento pessoal de um tema quase eterno capturam qualquer espectador.
![Seascape (with olive clouds) [Seestück (olive bewölkt)], 1969](https://i1.wp.com/gerhardrichter.guggenheim-bilbao.eus/images/gerhardrichter/exposicion/richter-sstuck-bewolt.jpg?resize=702%2C563&ssl=1)
Seascape (with olive clouds) [Seestück (olive bewölkt)], 1969
Os mares de Richter, podem pensar alguns, são mais atraentes do que os reais: essa também é uma sensação buscada pelo artista, quando embeleza as paisagens fundindo céu e do mar, até que resultem inseparáveis e irreconhecíveis.
![Seascape (grey) [Seestück (grau)], 1969](https://i0.wp.com/gerhardrichter.guggenheim-bilbao.eus/images/gerhardrichter/exposicion/p-224-16.jpg?resize=702%2C703&ssl=1)
Seascape (grey) [Seestück (grau)], 1969
Através dessas pinturas e desenhos, Richter nos força a encarar o problema da representação, fundindo a superfície pintada e o registro fotográfico em um só. Para fazer isso, ele aplicou tinta altamente diluída, alcançando a superfície lisa das fotografias e, como em muitas fotos instantâneas, desfocando a imagem para tornar mais difícil distinguir se é uma fotografia ou uma pintura. Em algumas dessas obras, o mar e o céu de diferentes fontes se fundem, tornando-se quase intercambiáveis, deixando à nossa percepção identificar qual é qual.
“Gerhard RIchter: Marinas” ocupa o Guggenheim Bilbao até 9 de setembro de 2019