De volta aos Piers 90 e 94, a Armory Show de 2020 apresenta uma área inteira dedicada apenas a projetos temáticos, sob curadoria de Nora Abrams, Jamillah James e Anne Ellegood
Em um esforço para criar uma experiência de visualização mais coesa, a próxima Armory Show dedicará inteiramente, pela primeira vez, um dos dois piers que ela ocupa a projetos selecionados. A feira acontecerá novamente nos Piers 94 e 90, após mudanças de última hora este ano, quando o Pier 92 foi considerado estruturalmente insalubre.
O Pier 94 abrigará as principais seções da galeria da feira, enquanto o Pier 90 será inteiramente dedicado a apresentações temáticas especiais organizadas pelos curadores principais, Nora Abrams, Jamillah James e Anne Ellegood.
“No meu entendimento, o Pier 92 será reformado, mas ainda não foi determinado quando isso vai acontecer”, disse Nicole Berry, diretora da Armory Show, à Artnet News. Enquanto isso, a feira se mantém em segurança e persiste em ocupar o recentemente renovado Pier 90. (Os Piers 90 e 94 “foram verificados para garantir que estejam estruturalmente sólidos”, ela confirmou).
A mudança provavelmente significará a presença de menos galerias do que o habitual. A nova planta permite 17 expositores a menos que em 2019, embora o número final esteja sujeito a mudanças. Barry espera que a nova abordagem do Pier 90 “ofereça uma perspectiva única e experiência através de uma lente curatorial”. Trazer curadores conceituados para organizar seções temáticas em feiras de arte se tornou cada vez mais popular – a Frieze New York tinha nada menos que cinco ex-diretores de museus envolvidos em apresentações especiais este ano.
Durante anos, o Armory Show apresentou uma seção especial moderna no Pier 92. A feira acabou com a divisão Moderna / Contemporânea em 2016, mas Berry achou que mais poderia ser feito para apresentar uma visão totalmente integrada.
“No passado, a feira foi marcada por oferecer duas experiências diferentes. Agora, você precisa ver os dois piers para realmente entender toda a mostra”, disse ela. “Eu posso comparar com o que Ralph [Rugoff] acabou de fazer em Veneza com o Arsenale e o Giardini” – onde os mesmos artistas mostraram trabalhos diferentes nos dois locais.
A recém reorganização da feira deve contar com três seções curadas: Focus, Platform e Perspectives, que substituirá a antiga seção Insights, dedicada à arte moderna. Com curadoria de Nora Abrams, do Museu de Arte Contemporânea de Denver, Perspectives será dedicada ao trabalho histórico examinado por um tema contemporâneo.
“Nora tem experiência com material histórico, mas como curadora de um museu de arte contemporânea, ela é capaz de fazer essas conexões de uma maneira realmente inteligente”, disse Berry, observando que os visitantes agora encontrarão arte moderna em ambos os piers.
A seção Focus se juntará à Perspectives, no Pier 90, com curadoria de Jamillah James, do Instituto de Arte Contemporânea de Los Angeles, e com apresentações de artistas individuais ou em duplas. A plataforma, que incluirá instalações em grande escala e performances espalhadas pelos dois piers, será liderada por Anne Ellegood, curadora sênior do Hammer Museum, em Los Angeles. Todas as três seções serão complementadas pelo terceiro ano do Curatorial Leadership Summit, presidido por José Carlos Diaz, curador-chefe do Andy Warhol Museum em Pittsburgh.
Após a mudança de último minuto deste ano, houve a preocupação de que os colecionadores não se deslocassem pelos três quarteirões que separam o Pier 94 do Pier 90, levando Berry a introduzir um ônibus entre os dois locais. Para a próxima edição, ela espera que a nova estrutura deixe claro que ambas são parte integrante da Armory Show como um todo.
“Queremos garantir que haja tráfego igual em ambos os píers”, disse Berry, que vê as seções curadas como complementares. “As pessoas vão a muitas feiras diferentes e queremos oferecer algo que elas não veem em todas as feiras”.
A Armory Show acontecerá no Pier 90 e Pier 94, em Nova York, entre 4 e 8 de março de 2020.