Obras de Ticiano serão exibidas juntas pela primeira vez desde 1704

0

As pinturas do século XVI serão mostradas como uma série em Londres, Edimburgo, Madri e Boston

Um dos grupos mais importantes de pinturas da alta Renascença será reunido pela primeira vez em mais de 300 anos. Segundo o The Guardian, uma parceria entre galerias em Londres, Edimburgo, Boston e Madri foi anunciada, permitindo que cinco dos maiores quadros de Ticiano sejam vistos como foram idealizados: juntos, como uma série.

As pinturas, meditações sobre amor e morte, fazem parte da série épica de pinturas mitológicas em grande escala encomendadas por Filipe II de Espanha e conhecida como “poesia”.

Diana e Actaeon

Diana e Actaeon

Das seis pinturas que compõem a série, cinco fazem parte da recém-anunciada parceria e serão exibidas juntos pela primeira vez desde 1704, na National Gallery de Londres, no próximo ano. A sexta pintura, Perseu e Andrômeda, estará a 30 minutos a pé, na Coleção Wallace, que é impedida – devido aos termos de seu legado – de emprestar qualquer uma de suas obras de arte.

Matthias Wivel, curador de pinturas italianas do século XVI da National Gallery, disse que por muito tempo foi considerado impossível reunir as obras-primas. Ele disse que as pinturas “estão entre as conquistas supremas de Ticiano, tanto conceitualmente como tecnicamente – na percepção psicológica, bem como na manipulação expressiva da tinta. As telas estão entre as pinturas mais significativas do século 16, declarações visuais históricas sobre os temas de amor e morte”.

Danaë, uma das pinturas da mostra. Fotografia: Stratfield Saye Preservation Trust

Danaë, uma das pinturas da mostra. Fotografia: Stratfield Saye Preservation Trust

As pinturas retratam histórias da mitologia clássica, principalmente das Metamorfoses de Ovídio, e foram pintadas entre 1551 e 1562. Elas incluem Diana e Callisto e Diana e Actaeon, que agora são de propriedade conjunta da National Gallery e da National Galleries of Scotland.

As outras são Danaë, da Coleção Wellington, na Apsley House; Vênus e Adonis, do museu do Prado em Madri; e Rape of Europa, do museu Isabella Stewart Gardner, em Boston.

Perseus and Andromeda, da Wallace Collection. Fotografia: The Wallace Collection

Perseus and Andromeda, da Wallace Collection. Fotografia: The Wallace Collection

Depois de exibida em Londres, de 16 de março a 14 de junho de 2020, a mostra viajará para Edimburgo (6 de julho a 27 de setembro de 2020), Madri (20 de outubro de 2020 a 10 de janeiro de 2021) e Boston (de 11 de fevereiro a 9 de maio de 2021).

As pinturas estavam na coleção real espanhola até 1704, quando foram entregues aos franceses. Mais tarde, eles foram adicionados à famosa coleção de arte de Philippe II, duque de Orléans, até que as consequências da Revolução Francesa levaram à sua venda e dispersão.

Rape of Europa, do museu Isabella Stewart Gardner

Rape of Europa, do museu Isabella Stewart Gardner

Share.

Leave A Reply