Em mais uma de suas polêmicas intervenções, o artista montou uma tenda ilegal para vender sua arte – e postou a ‘prova’ em sua conta no Instagram
Parece que Banksy estava mesmo na cidade! Na semana passada, quando a Bienal de Veneza abriu ao público, houve um burburinho quando surgiram relatos de que Banksy poderia ter ido até lá, deixando para trás um mural de uma jovem criança imigrante em um colete salva-vidas.
Mas algo maior ainda viria – e a gente perdeu essa chance! O artista de rua postou um vídeo no Instagram onde um cavalheiro não identificado está sendo expulso da Praça de São Marcos, aparentemente enquanto estava tentando vender arte sem permissão. O post foi acompanhado por um comentário típico de Banksy: “Estabelecendo minha tenda na Bienal de Veneza. Apesar de ser o maior e mais prestigiado evento do mundo, por algum motivo eu nunca fui convidado”.
O vídeo abre com uma música tradicional de acordeão ao fundo e mostra o homem montando cavaletes e telas no coração de Veneza. As telas, quando colocadas lado a lado, se encaixam como um quebra-cabeça, revelando uma imagem maior de um navio de cruzeiro branco perambulando por canais venezianos, tudo anunciado por uma pequena placa insolente que diz “Veneza em óleo”.
A maioria das pessoas no clipe parece genuinamente interessada no trabalho – exceto a polícia italiana, que diz ao homem que ele precisa sair a menos que tenha uma permissão. Ele faz as malas e o vídeo se encerra com sons vindos da buzina de um navio gigantesco, visto ao fundo da tela.
Veja você mesmo: