A Santa Coroa de Espinhos, a túnica de Saint Louis e o orgão estão entre os artefatos salvos, enquanto as pinturas dentro da catedral serão removidas e restauradas
Alguns dos objetos mais valiosos resgatados na catedral de Notre Dame, incendiada em Paris na noite de segunda-feira (15), estão sendo transportados para o Museu do Louvre.
Mesmo correndo risco de serem gravemente feridos pela queda de chumbo derretido, os bombeiros criaram uma corrente humana para resgatar em segurança preciosos artefatos medievais, incluindo a Santa Coroa de Espinhos e a túnica de Saint Louis.
“Esses tesouros foram salvos graças a uma coragem enorme dos bombeiros de Paris, que trabalham com o Ministério da Cultura e autoridades municipais”, disse Franck Riester, Ministro da Cultura francês.
Uma porta-voz do Louvre disse ao jornal “The Art Newspaper” que é muito cedo para dar detalhes sobre quais obras o museu abrigará temporariamente, ou se será envolvido na restauração, mas confirmou que “está trabalhando de perto com todas as autoridades competentes para ajudar a proteger obras de arte afetadas”.
Ela acrescentou: “O incêndio é um desastre para o patrimônio mundial da humanidade, para nossa cidade, para todos nós. O Musée du Louvre gostaria de expressar sua solidariedade e compaixão para com todas as equipes envolvidas”.
Para a imprensa francesa, Riester disse o santo coroa de espinhos, que se acredita ter sido colocado sobre a cabeça de Jesus durante a crucificação, e a túnica de Saint Louis, do século 13, foram transportados para o Hotel de Ville na segunda-feira à noite, juntamente com outras obras de arte e relíquias religiosas.
O destino de outras obras, incluindo grandes retratos do século XVII de Antoine Nicolas e Jean Jouvenet, está em análise. Riester disse que era “cedo demais para dizer” se as pinturas haviam sobrevivido e acrescentou: “O fogo não chegou até eles, mas nesses casos muitas vezes há danos causados pela água. Saberemos mais assim que pudermos estabelecer um diagnóstico. Devemos remover as pinturas o mais rápido possível, limpá-las, desumidificá-las, colocá-las em um local adequado para conservação e iniciar a restauração”.
O estado dos relevos esculpidos do século XIV por Pierre de Chelle, Jean Ravy e Jean Le Bouteiller permanece desconhecido, enquanto as pedra e as gárgulas que adornam a catedral provavelmente foram afetadas. No início deste mês, 16 estátuas de cobre foram levadas de avião e removidas para reforma da torre da catedral.
Outro lampejo de esperança veio através de imagens postadas em mídias sociais que parecem sugerir que todas as três janelas de vidro, incluindo a imensa janela ao norte com vidro original do século 13, sobreviveram – embora a extensão do dano causado pelo fogo seja desconhecida.
Christophe Girard, vice-prefeito de Paris encarregado da cultura, elogiou a colaboração entre a prefeitura, o ministério da cultura e o Louvre na remoção de tudo que pudesse ser salvo. “É uma tragédia não só para Paris, mas para o mundo todo”, disse ele.
Órgão de Notre Dame intacto
Outra boa notícia é a de que o órgão de Notre Dame, um dos mais famosos e maiores do mundo, permanece intacto. O vice-prefeito de Paris, Emmanuel Gregoire, também disse ao canal francês de notícias BFMTV que um plano para proteger os tesouros de Notre Dame foi ativado com sucesso. O órgão, construído por François Thierry, data da década de 1730 e possui cerca de 8.000 tubos.
Gregoire também descreveu “enorme alívio” na recuperação de peças como a suposta Coroa de Cristo. O órgão era um dos grandes focos de preocupação.
The Cavaillé-Coll #organ in #NotreDame was dedicated in 1868. With more than 8.000 pipes and five manuals a truly magnificent instrument. Let's hope this treasure is not lost forever. #NotreDame #OrganMusic pic.twitter.com/og5men20yG
— spani3l (@spani3l) April 15, 2019
Via The Art Newspaper e The Guardian